Covid -19

Secretário da Saúde diz que casos da covid-19 podem ter leve aumento a partir de novembro

Crescimento deve acontecer por conta do período de sazonalidade das doenças com sintomas gripais, que é um processo normal

Por 7Segundos com TV Pajuçara 20/10/2021 15h03 - Atualizado em 20/10/2021 18h06
Secretário da Saúde diz que casos da covid-19 podem ter leve aumento a partir de novembro
Alexandre Ayres - Foto: Carla Cleto

O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, alertou a população sobre o possível aumento de casos da covid-19 a partir do mês que vem. O aviso acontece porque todo o Nordeste brasileiro irá entrar no período de sazonalidade das doenças com sintomas gripais, quando é mais comum a transmissão destes tipos de enfermidades.

A fase acontece todo ano entre novembro e janeiro. Ainda assim, o secretário afirmou que o crescimento não chegará a ser tão forte quanto no ano passado.

Em entrevista, Ayres ainda falou sobre a chegada do novo lote de vacinas Pfizer, que aconteceu ontem (19). Ao todo, foram 97.110 imunizantes. O secretário informou que as vacinas serão utilizadas para a segunda dose da população na capital e interior do estado, além da dose de reforço.

A chegada dos imunizantes, segundo Ayres, não significa que a vacinação será antecipada, já que o estado está seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. “A gente, desde o início tem acompanhado a orientação do PNI, que é o Programa Nacional de Imunização. Se o Ministério determinar a antecipação, a gente vai seguir. Por que eu digo isso? Porque não adianta antecipar sem a garantia do envio das doses”, informou.

Sobre a dose de reforço, o secretário informou que a vacina da Pfizer será utilizada para a imunização de todas as pessoas, independentemente do tipo de vacina utilizada nas primeiras vezes.

Até o momento, Alagoas imunizou mais de 3,5 milhões de pessoas, contando com os que tomaram a primeira, segunda e dose de reforço.