Cultura

Sargento Nanan morre após infarto em Maceió; figuras públicas prestam homenagem

O sanfoneiro ficou conhecido por ser um personagem popular no Estado e trabalhar em programas humorísticos

Por 7Segundos com Portal Acta 24/10/2021 10h10 - Atualizado em 24/10/2021 11h11
Sargento Nanan morre após infarto em Maceió; figuras públicas prestam homenagem
O Sargento Nanan, também conhecido como sanfoneiro e ícone do folclore, morreu no último sábado (23) em Maceió - Foto: Reprodução

No último sábado (23), o alagoano Manuel Marcionilo de Souza, mais conhecido como “Sargento Nanan”, morreu em Maceió após sofrer um infarto. O sepultamento ocorrerá na manhã deste domingo (24), no município de Ibateguara.

O sanfoneiro ficou conhecido por ser um personagem popular no Estado e trabalhar em programas humorísticos.

O Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano lamentou a morte do alagoano. Em nota, foi informado que, devido ao falecimento do artista, todas as atividades culturais foram suspensas neste domingo.

O ex-prefeito de Marechal Deodoro e atual secretário executivo de gestão interna da Secretaria Estadual de Comunicação, Cristiano Matheus, lamentou a perda do amigo e colega de trabalho.

“No início da minha jornada na TV, como repórter policial nos anos 90, eu e minha equipe conhecemos um velhinho bem simpático que trabalhava como - vigia de rua - no bairro de Cruz das Almas, em Maceió", iniciou. Matheus ainda relembrou detalhes de como surgiu o apelido de 'Sargento Nanan': "ele se vestia com um uniforme doado por amigos que chamava a atenção de todos. Chapéu do Exército, blusão da PM, calça escura e um cassetete, certamente doado por algum admirador do seu estilo militar. No blusão, a patente indicava sua hierarquia, aquele grande homem era um sargento, daí o apelido de Sargento NANAN".

"Nanã viveu na simplicidade, humildade, pureza na essência e alegria no coração... Meu amigo vai deixar saudades”, finalizou o ex-prefeito.

O repórter da TV Ponta Verde e diretor de comunicação da Perícia Oficial, Aarão José, também se comoveu e relembrou o que tornava o Sargento Nanan tão especial: “Sargento Nanan era um artista singular, humilde e sabia como poucos alegrar com sua arte”.