Maceió

Na pandemia as favelas viveram um caos, diz presidente da Cufa em Alagoas

Nesta quinta-feira (04) é comemorado o Dia da Favela, data de representatividade e orgulho para quem mora nesses locais

Por 7Segundos 04/11/2021 15h03
Na pandemia as favelas viveram um caos, diz presidente da Cufa em Alagoas
Presidente da Cufa em Alagoas, Taise Melo - Foto: Assessoria

A primeira vez que a palavra "favela" surgiu foi em um documento oficial da polícia do Rio de Janeiro que vinha com os adjetivos “sujeira”, “imoralidade” e “perigo”, se referindo ao Morro da Providência, no centro da cidade. Isso há 121 anos.

De lá para cá coisas mudaram, e outras permanecem as mesmas. Nesta quinta-feira (04) se comemora o Dia da Favela e o 7Segundos entrevistou a presidente da Central Única das Favelas (Cufa) em Alagoas, Taise Melo, para conversar sobre a realidade dessas comunidades em Maceió.

Qual a importância do Dia da Favela?


A data serve para mostrar que as pessoas moradoras da favela são potenciais empreendedores, cidadãos, e não servimos apenas para pagar imposto ou dar voto nas eleições.

Qual o trabalho que está sendo realizado nas comunidades durante a pandemia?


Há um ano estamos trabalhando com a distribuição de cestas básicas, absorventes, enfim, todo tipo de doação. Estamos observando o que as pessoas precisam, e procuramos ajuda. Também distribuímos chips para estudantes que precisavam devido às aulas virtuais, através do Alô Social, uma operadora da própria Cufa.

Quais os potenciais que encontramos nas favelas?


Você vai encontrar mães catadoras de marisco, outras que trabalham com artesanato, famílias que atuam em conjunto com esportes, alimentos. Mulheres negras na liderança dessas favelas. Desde professor, enfermeira, advogado.

Como está a realidade das favelas em Maceió?


Devido à pandemia e o desemprego, famílias voltaram a morar na rua. Crianças pedindo nos sinais. A segurança diminuiu também. A saúde, pelo amor de Deus, fomos esquecidos por sermos favelados. Os postos de saúde não funcionaram. Foi um caos. Mas estamos saindo dessa.

Como as pessoas podem ajudar a Cufa Alagoas?


As pessoas que quiserem ajudar, podem entrar através no nosso instagram da @cufaalagoas ou no whatsapp 99661-1906.