Economia

Natal repetido: falta de produtos faz decoração ser a mesma do ano passado

Produção de enfeitos e luzes vindos da Ásia caíram

Por 7Segundos 16/11/2021 07h07
Natal repetido: falta de produtos faz decoração ser a mesma do ano passado
Vitrimes com poucos adereços devido a falta de produtos - Foto: Elen Oliveira/ 7Segundos

Quem gosta de Natal e presta atenção em cada detalhe deve ter notado que os enfeites nas lojas são parecidos com os do ano passado, e são. Isso porque a produção desses produtos em países asiáticos caiu e com isso a escassez na distribuição para o restante do mundo.

Além de os lotes com luzes LED e outros adereços continuarem, como no ano passado, com dificuldade para chegar da China, problemas logísticos e dólar alto tornaram inviável a importação desses itens.

Alex Tenório é gerente de uma loja no bairro da Ponta Verde, e explicou que foram poucos os produtos novos que chegaram. "Começamos em julho a cotação de preço e as encomendas, e já fomos avisados da dificuldade em conseguir novos arranjos, peças e luzes", explicou.

Ele também informou que a loja conseguiu "novidades" para clientes com fábricas nacionais. "Mesmo assim, o produto vindo da Ásia acaba sendo mais barato. Então é nítido um aumento nos preços, devido a falta de objetos".

Nos supermercados, panetone, bacalhau e frutas secas começam já começam a dar as caras, mas os preços assustam os consumidores.

A inflação de quase 10% vai fazer a ceia de Natal ficar mais salgada esse ano. Grande parte dos produtos típicos dessa época são importados e sofrem com a alta do dólar.