Desenvolvimento sustentável realiza educação ambiental no bairro do Poço
Equipes passaram orientações a respeito do PEV transferido para a região; atividade contou com participação de uruguaio que executa a limpeza de praias por todo o país
Nesta segunda-feira, as equipes de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram o bairro do Poço orientando os residentes a respeito do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) que foi transferido da Praça da Faculdade, onde sofria vandalismo constante, para a Praça Treze de Maio. A atividade beneficiou cerca de 500 pessoas que moram no entorno do local.
A decisão de realocar o PEV foi tomada após o equipamento passar por manutenção mais de uma vez esse ano e resultar em um gasto extra para a Sudes, que poderia ser investido de outra forma no aperfeiçoamento da limpeza urbana na capital. Na semana passada outros dois PEVs foram realocados pelo mesmo motivo: o PEV da Gruta de Lourdes — que saiu da Praça Genésio de Carvalho e foi para a do Mirante da Gruta — e do Santos Dumont — remanejado da Praça Carimbão para o Conjunto Village Campestre I, próximo à Associação de Moradores.
Com isso, o foco da educação ambiental foi informar aos cidadãos o que descartar, como descartar e como preservar o equipamento que aproxima a população da reciclagem. Além dos servidores da Sudes, a atividade contou com a participação dos jovens aprendizes da Naturalle e do surfista uruguaio Mathias Ferreira, responsável por percorrer todo o litoral brasileiro recolhendo lixo descartado de forma irregular.
Para Virgínia Lucena, coordenadora de supervisão de cooperativas e recicláveis da Sudes, esse tipo de equipamento precisa da preservação de quem reside próximo, pois auxilia na limpeza da localidade.
“Os PEVs aproximam o cidadão do poder público, da reciclagem e, consequentemente, da proteção ao meio ambiente. Por isso, todos têm o dever de cuidar e mantê-lo funcionando de forma adequada. Dessa forma, a região também fica mais limpa, pois alguns itens que seriam descartados de forma irregular ganham a destinação correta”, disse.
Após a ação nas ruas do Poço, o uruguaio Mathias Ferreira ministrou uma palestra para os servidores da Superintendência sobre o seu projeto e a importância da participação de todos na preservação do meio ambiente.
Mathias já percorreu o 2.000 km a pé, de Balneário Camboriú até o Uruguai, passando por 58 praias até seu destino final. Na nova caminhada, o surfista planeja caminhar de Balneário Camboriú até São Luiz – MA e retornar ao Uruguai, atingindo a meta de 1000 praias limpas.
Sobre o que encontrou em suas caminhadas, ele diz que “o ser humano precisa re-evoluir. Tudo o que precisamos para sobreviver está na natureza. Estamos causando uma guerra contra nós mesmos”.
Mathias se disse feliz por estar em Maceió e ver como a orla é organizada e limpa. “De vários lugares que andei, Maceió é um dos mais organizados, possui pontos positivos em relação a outras cidades. Além disso, vejo que a educação ambiental aqui é levada a sério. A Prefeitura possui uma equipe maior e mais preparada que em outros locais”, disse.
O uruguaio chegou na capital alagoana na última sexta-feira (19). Logo após, participou de atividades de limpeza na praia de Ipioca e conheceu as outras praias da cidade. A caminhada por Maceió se encerra na próxima sexta-feira (26), quando Mathias segue seu rumo por outros municípios de Alagoas.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
