Black Friday: Atenção deve ser mantida em compras físicas e online
É importante que a população siga as orientações do Procon para evitar golpes
A Black Friday é um dos eventos promocionais mais aguardados do ano. Apesar de ser uma ótima maneira de movimentar a economia, algumas pessoas ainda agem de má fé para aplicar golpes nos consumidores. Neste ano, o evento aconteceu nesta sexta-feira (26) e o diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, participou do programa Na Mira da Notícia para alertar a população sobre a famosa "Black Fraude".
O Procon da capital realizou pesquisas de preços dias antes da última sexta-feira do mês para que eles fossem comparados e analisados com o intuito de investigar possíveis golpes nos compradores. Até o momento, o resultado tem sido positivo em Maceió, tendo apenas um registro de fraude durante o evento.
O dia de promoções chegou ao fim, mas as compras continuam pela internet. "As pessoas estão chegando em casa, muitas delas vão sentar em frente ao computador, no seu smartphone, e ver se existe ainda alguma possibilidade", disse.
Leandro Almeida reforça que compras online precisa de atenção redobrada: "A gente reforça tudo o que nós falamos durante quase todo o mês. As pessoas precisam adotar um cuidado maior nas compras pela internet e, em caso de qualquer problema ou denúncia, a gente está sempre à disposição, seja nas nossas unidades do Procon ou via WhatsApp".
Mesmo colocando o tópico em pauta frequentemente quando se trata da Black Friday, o diretor executivo do Procon Maceió pontua que "todas as orientações valem, não só nesse momento, mas em qualquer situação de compra. O consumidor deve ficar atento, verificar a indenidade da loja, preferencialmente fazer os pagamentos via cartão de crédito parcelado, ter cuidado com grandes promoções - principalmente em sites ou lojas não conhecidas".
Ele também destaca que é importante que o consumidor esteja atento sobre as políticas de troca das lojas, principalmente quando o produto está em promoção.
Já nas compras e contratações de serviços, como passagens aéreas e hospedagens em hotéis, Almeida orienta a população para que "guarde todas as comprovações, imagens, fotos e tratativas porque, eventualmente, se as empresas não cumprirem aquilo que for ofertado, o Procon pode notificar e a prova do consumidor é importante para que isso aconteça".