Pilar recebe Prêmio Município Amigo da Mulher
Solenidade de premiação aconteceu nesta segunda-feira (06)
A Prefeitura do Pilar conquistou a 3ª edição do Prêmio Município Amigo da Mulher, honraria concedida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). A seleção das 12 cidades contempladas aconteceu por meio de inscrição via edital, mediante envio de relatório contendo as ações desenvolvidas em cada município. A solenidade de premiação aconteceu nesta segunda-feira (06), no Hotel Jatiúca, em Maceió, e contou com a presença de várias autoridades, a exemplo da secretária da Mulher, Maria Silva.
“A premiação é mais uma oportunidade de reconhecer o empenho dos gestores na promoção de políticas públicas para as mulheres”, afirmou a secretária, acrescentando que a defesa dos direitos da mulher deve sempre acontecer com vistas à igualdade de gênero, fortalecendo, assim, o combate às diversas manifestações de machismo, sexismo e misoginia.
“Faço aqui um registro especial em relação a algumas cidades, e Pilar é uma delas. O prefeito Renato Filho e sua equipe estão de parabéns”, emendou a secretária em discurso aos presentes.
Secretária de Assistência Social do Pilar, Mônica Benvindo também participou da cerimônia. Para ela, o reconhecimento é consequência de um esforço conjunto. “Tudo isso também é resultado do investimento que a Prefeitura faz em áreas como saúde e educação. Hoje, Pilar assiste sete mil famílias por meio dos programas Prato Cheio e Bolsa Viva Bem, e a grande maioria delas é liderada por mulheres”, afirmou a secretária, destacando também que, em Alagoas, o Município é o 2º colocado no ranking do Previne Brasil, programa do governo federal destinado à atenção primária em saúde.

Some-se a isso a recém-inaugurada Casa da Mulher Pilarense. Idealizado pela deputada Fátima Canuto, o espaço oferta várias especialidades médicas, garantindo atendimento psicossocial, ginecológico e obstétrico, além de mastologia, ultrassonografia, mamografia e cardiotocografia, entre outros serviços, como yoga, pilates e hidroginástica.
“Já no combate à violência contra a mulher, fizemos mais uma grande campanha por ocasião do Agosto Lilás, quando a mulher pilarense foi protagonista. Agora, trabalhamos também para entregar a ‘Unidade Amiga’, espaço especialmente destinado ao acolhimento do público LGBTQIA+”, emendou a gestora, explicando que o projeto de lei para criação da unidade tramita na Câmara de Vereadores do Pilar.
O prefeito Renato Filho, por sua vez, parabenizou a equipe da Semudh pela iniciativa e reafirmou seu compromisso com o bem-estar e a defesa dos direitos da mulher alagoana. “Vamos fortalecer ainda mais o nosso trabalho em prol da mulher pilarense, seja com a Casa da Mulher, do acolhimento à vítima de violência à oferta de diversas especialidades médicas, a exemplo do diagnóstico precoce do câncer de mama, seja com as demais ações voltadas ao empoderamento feminino”, discursou Renato Filho.
Últimas notícias
Projeto liderado por Gabi Gonçalves impulsiona mulheres empreendedoras
Depoimento de Carlinhos Maia à polícia expõe versão sobre ‘brisadeiro’ em festa de Virginia
Enquanto levantam dúvidas nos bastidores, Ceci fortalece seu nome nas ruas e perto das pessoas
Marido de jovem que morreu após comer carangueijo na Praia do Francês posta texto se despedindo
Autoridades confirmam cepa andina de hantavírus transmissível entre humanos em passageiros de cruzeiro
[Vídeo] Filho faz homenagem à mãe ao se formar na Polícia Militar
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
