Pilar recebe Prêmio Município Amigo da Mulher
Solenidade de premiação aconteceu nesta segunda-feira (06)

A Prefeitura do Pilar conquistou a 3ª edição do Prêmio Município Amigo da Mulher, honraria concedida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). A seleção das 12 cidades contempladas aconteceu por meio de inscrição via edital, mediante envio de relatório contendo as ações desenvolvidas em cada município. A solenidade de premiação aconteceu nesta segunda-feira (06), no Hotel Jatiúca, em Maceió, e contou com a presença de várias autoridades, a exemplo da secretária da Mulher, Maria Silva.
“A premiação é mais uma oportunidade de reconhecer o empenho dos gestores na promoção de políticas públicas para as mulheres”, afirmou a secretária, acrescentando que a defesa dos direitos da mulher deve sempre acontecer com vistas à igualdade de gênero, fortalecendo, assim, o combate às diversas manifestações de machismo, sexismo e misoginia.
“Faço aqui um registro especial em relação a algumas cidades, e Pilar é uma delas. O prefeito Renato Filho e sua equipe estão de parabéns”, emendou a secretária em discurso aos presentes.
Secretária de Assistência Social do Pilar, Mônica Benvindo também participou da cerimônia. Para ela, o reconhecimento é consequência de um esforço conjunto. “Tudo isso também é resultado do investimento que a Prefeitura faz em áreas como saúde e educação. Hoje, Pilar assiste sete mil famílias por meio dos programas Prato Cheio e Bolsa Viva Bem, e a grande maioria delas é liderada por mulheres”, afirmou a secretária, destacando também que, em Alagoas, o Município é o 2º colocado no ranking do Previne Brasil, programa do governo federal destinado à atenção primária em saúde.

Some-se a isso a recém-inaugurada Casa da Mulher Pilarense. Idealizado pela deputada Fátima Canuto, o espaço oferta várias especialidades médicas, garantindo atendimento psicossocial, ginecológico e obstétrico, além de mastologia, ultrassonografia, mamografia e cardiotocografia, entre outros serviços, como yoga, pilates e hidroginástica.
“Já no combate à violência contra a mulher, fizemos mais uma grande campanha por ocasião do Agosto Lilás, quando a mulher pilarense foi protagonista. Agora, trabalhamos também para entregar a ‘Unidade Amiga’, espaço especialmente destinado ao acolhimento do público LGBTQIA+”, emendou a gestora, explicando que o projeto de lei para criação da unidade tramita na Câmara de Vereadores do Pilar.
O prefeito Renato Filho, por sua vez, parabenizou a equipe da Semudh pela iniciativa e reafirmou seu compromisso com o bem-estar e a defesa dos direitos da mulher alagoana. “Vamos fortalecer ainda mais o nosso trabalho em prol da mulher pilarense, seja com a Casa da Mulher, do acolhimento à vítima de violência à oferta de diversas especialidades médicas, a exemplo do diagnóstico precoce do câncer de mama, seja com as demais ações voltadas ao empoderamento feminino”, discursou Renato Filho.
Últimas notícias

Após prejuízo, Correios anuncia corte de gastos de R$ 1,5 bi que inclui PDV

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

Meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombense, afirma CSA

MP participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

MP dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
