Alagoas

Davi Maia faz balanço de mandato, comenta possíveis mudanças no PSDB e elogia Rodrigo Cunha

Ele ainda disse ter coragem de fazer política diferente e mencionou nomes de integrantes de uma possível chapa do partido

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 07/12/2021 20h08 - Atualizado em 07/12/2021 21h09
Davi Maia faz balanço de mandato, comenta possíveis mudanças no PSDB e elogia Rodrigo Cunha
O deputado estadual Davi Maia está filiado, atualmente, ao Democratas - Foto: Assessoria

O deputado estadual Davi Maia participou do programa de rádio Na Mira da Notícia desta terça-feira (7) para fazer um balanço político de seu mandato. Ele também comentou sobre possíveis mudanças no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Alagoas.

De acordo com o deputado, a chapa do PSDB nas próximas eleições será "uma chapa de renovação". Caso os deputados Cibele Moura e Dudu Ronalsa deixem o partido, o único em mandato que continuará cotado para compor a chapa é Davi Maia.

Quanto a disputa entre o atual senador Rodrigo Cunha e o deputado estadual Paulo Dantas, Maia descreve o cenário como "bastante interessante".

"O Paulo Dantas deve ser o "governador tampão" com a saída de Renan Filho; isso é uma coisa muito adiantada dentro da Assembleia Legislativa. Ele deve ser o substituto do Renan Calheiros. Esse grupo que ganhou a eleição da Prefeitura da Maceió, que tem o delegado Fábio Costa, o senador Rodrigo Cunha, o prefeito JHC, deve apresentar um candidato para governador, e é justamente o senador [Rodrigo Cunha] por estar no meio do mandato e ter todas as condições de apresentar um novo projeto para Alagoas", disse.

Davi Maia elogia o método adotado por Rodrigo Cunha para fazer as emendas se baseando na opinião da população: "às vezes o político prefere usar intermediários [para se comunicar com o eleitor]; o Rodrigo faz uma ligação direta com o eleitor".

Ele ainda destaca que, apesar de Cunha ter apenas 4 anos de mandato, ele já colaborou diretamente com os 102 municípios do estado: "todos os municípios de Alagoas receberam recursos do Rodrigo Cunha". Maia até mesmo acrescenta como exemplo os projetos que o prefeito de Maceió, JHC, anunciou e colocou em execução - como a CNH Social e o Corujão da Saúde - com recursos e indicações do senador. "É uma maneira diferente de fazer política. Isso às vezes até assusta os políticos tradicionais", pontuou.

Já sobre os rumores de um possível apoio de Arthur Lira ao chamado "governador tampão", apoiado pelo atual governador de Alagoas Renan Filho, Davi Maia não acredita que isso acontecerá: "o histórico diz que não. O Arthur Lira e o Renan Filho sempre estiveram em campos opostos, pelo menos nas últimas três eleições majoritárias".

O atual governador de São Paulo, João Doria, foi selecionado para candidato à presidente da República, mas, de acordo com o entrevistado, o PSDB-AL estaria apoiando o candidato Eduardo Leite nas prévias das eleições.

Ao final da entrevista, Davi Maia ainda citou os nomes que podem compor a chapa do PSDB em Alagoas. Além dele, os nomes citados são: os advogados Lelo Maia e André Monteiro, a vereadora Teca Nelma, o pastor Ledo Rafael, os vereadores Sérgio - do sindicato de Arapiraca- e Denis - de Penedo. "Essa chapa tem tudo para surpreender Alagoas", destacou.

Ele ainda destacou as principais ações durante seu mandato como deputado estadual: "conseguimos fazer o papel de fiscalização do governo, das estradas de Alagoas e a questão das leis que estamos aprovando, como: o piso salarial da enfermagem, à nível de Alagoas; a lei de obrigatoriedade para o governo ter uma reserva técnica para os concursos; a lei do ICMS Verde; além das leis de impacto social e ambiental".

"Estamos trabalhando muito para mostrar que existe uma maneira diferente de fazer política em Alagoas e a gente tem coragem para isso", finaliza.