Mais de 150 presos de outros estados devem ser transferidos para Alagoas
Presidente Klever Loureiro defende que o Judiciário deve buscar uma cooperação com o Governo Federal para encaminhar a questão
Representantes do Poder Judiciário discutiram a situação dos presos que precisam ser transferidos de estado, em reunião com a Secretaria de Ressocialização de Alagoas (Seris), nesta terça-feira (14). A Seris informou que há atualmente 180 pessoas presas em outros estados que precisam ser transferidas para Alagoas, e 40 que devem ser levadas para outras unidades federativas.
Trata-se de pessoas que são acusadas de crimes em um local, mas acabaram sendo encontradas e presas em outro estado. Elas devem ser transferidas para responder ao processo e eventualmente cumprir pena no estado onde o crime ocorreu.
O presidente do Tribunal de Justiça, Klever Loureiro, defende que o Judiciário deve buscar uma cooperação com o Governo Federal para encaminhar a questão
“Vou participar em janeiro do encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais, e vou fazer a proposta para que, onde houver muitos presos para ser transferidos, seja feito um termo de cooperação com o Ministério da Justiça, e os presos sejam transportados por um avião da Força Aéra Brasileira, afinal esse é um problema nacional”, disse o presidente.
“É uma situação que passa necessariamente pela questão orçamentária”, destacou o desembargador Washington Luiz, coordenador do Núcleo de Cooperação do Poder Judiciário. “Nós entendemos que deve constar a previsão no orçamento de 2022, que ainda não foi aprovado”, disse. O desembargador ressaltou ainda que a reunião demonstra a parceria entre os poderes constituídos do Estado de Alagoas.
O corregedor-geral da Justiça, Fábio Bittencourt, também participou da reunião e se comprometeu a levar a discussão para o âmbito nacional. “Tudo depende da dotação orçamentária que é disponibilizada pelo Poder Executivo à Secretaria de Ressocialização, mas vamos tentar encontrar caminhos junto ao Colégio de Corregedores”.
O coronel Marcos Sérgio, secretário da Seris, agradeceu a oportunidade para esclarecer a situação ao Judiciário. “Essa deve ser a primeira de várias reuniões até a solução do problema, ou uma padronização dessa situação. A Secretaria se compromete a fazer a intermediação com os órgãos afetos do Estado”.
Participaram ainda da reunião os juízes Juiz Orlando Rocha, auxiliar da Presidência, e Geneir Marques, integrante do Núcleo de Cooperação.
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto reduz abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
