Pernambuco registra morte por H3N2 e acende alerta em Alagoas
Nas redes socais, o Secretário de Estado da Saúde, Alexandre ayres, alertou os alagoanos
O governo de Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (20), a primeira morte de paciente com Influenza A H3N2, que tem provocado surtos de gripe em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Até essa data, o estado passou a totalizar 43 casos da doença, sendo 42 diagnosticados por exame laboratorial e um por critérios clínicos, dos quais oito são graves.
Nas redes socais, o Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, alertou os alagoanos e pediu que todos tenham cuidado e continuem seguindo os protocolos de segurança.
“No Brasil, 11 estados já confirmaram que estão na fase do surto da doença e isso nos traz uma preocupação a mais nesse fim de ano.” escreveu o chefe da pasta.
Uma variante do vírus H3N2, chamada de Darwin, foi identificada em circulação no Brasil. O secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, também afirmou que ainda não se sabe se os novos casos são da variante Darwin, já que as amostras positivas serão enviadas a um laboratório de referência para sequenciamento genético.
“Tudo indica que seja [a variante Darwin]. Não era de se esperar que não chegasse influenza em Pernambuco. Até estranhávamos o fato de estar circulando influenza em outros estados e aqui não”, afirmou André Longo, o chefe da pasta da saúde do estado vizinho.