Evasão escolar: Professores do Jacintinho estão preocupados com índice alto
O professor Rick Pinheiro participou do programa Na Mira da Notícia para alertar sobre o problema
O programa Na Mira da Notícia recebeu, nesta terça-feira (21), um funcionário da Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento, o professor de Filosofia Rick Pinheiro, para comentar sobre a evasão escolar na instituição que fica no bairro do Jacintinho. Com a pandemia da Covid-19, o número de alunos que abandonaram as escolas cresceu, não só em Maceió, como em todo o país. Embora o índice pareça pequeno, corresponde a quase um milhão e meio de alunos.
Os professores e profissionais da Educação do bairro da parte alta de Maceió demonstram preocupação quanto ao problema. O objetivo principal do debate, de acordo com Pinheiro, é combater a evasão escolar e divulgar as vagas que faltam serem preenchidas na instituição em questão.
Rick Pinheiro destaca que a maior preocupação se concentra no período de aulas noturnas: “sempre foi o nosso carro chefe em questão do ensino médio”.
“Temos um orgulho muito grande porque existem diversos ex-alunos nossos que são profissionais em diversas áreas, passando pela área do direito até a área da educação física e tudo mais”, diz o professor de Filosofia que trabalha na E. E. Manoel Simplício do Nascimento há 10 anos. Ele ainda acrescenta que esse é um dos maiores motivos para quererem manter o turno noturno do ensino médio da escola em questão.
O Governo de Alagoas está dando subsídios para garantir que os alunos mantenham o interesse e a frequência nas aulas. Quanto a isso, Rick Pinheiro explica que a maior causa do abandono das aulas foi a pandemia: “tivemos que nos adaptar à uma nova tecnologia, o que foi um desafio muito grande até para nós, professores. Nem todos os alunos se adaptaram com aulas pelo Zoom, pelo WhatsApp, e isso fez com que eles desanimassem bastante e ocorresse essa evasão”.
No total, 80 vagas para o primeiro ano do ensino médio noturno da E. E. Manoel Simplício do Nascimento estão disponíveis, tirando as vagas do segundo e terceiro ano.
Elogiando o trabalho do Governo do Estado, o professor relata que a possibilidade de realizar matrículas online facilitou muito para que o interesse dos alunos aumentasse em relação a educação.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
