Cuidados ainda são necessários na ceia de Natal em meio a Influenza e Ômicron
Médica reforçou que os cuidados são os mesmos do ano passado
No ano passado não foi possível reunir toda a família para a ceia de Natal, mas este ano, com o avanço da vacinação, muitos brasileiros já planejaram se encontrar com parentes e amigos na noite desta sexta-feira (24). Contudo, médicos alertam que os cuidados devem ser mantidos devido as casos de influenza da H3N2 e a variante Ômicron do novo coronavírus.
A médica Tereza Machado explicou quais os cuidados que devem ser mantidos. Para ela, é uma tarefa difícil já que a data traz esse espírito de celebração um ano após o Natal do isolamento.
"Os riscos ainda são os mesmos. A influenza tem como alvo para casos mais graves, os idosos, gestantes e crianças pequenas. Ela chegou e a gente não sabe qual a cepa que está circulando. Além disso, tem pessoas que não se vacinaram para ambas as doenças", apresentou o panorama.
Ela lembrou que os cuidados são os mesmo. "Evitar aglomerações, com o menor número de pessoas possíveis. Continuar o uso da máscara e do álcool em gel. Também evitar que pessoas gripadas, participem".
"As pessoas precisam entender que ainda estamos passando por um período crítico. E mais um fato de risco associado nesse período é a influenza", completou.