Pesquisa Global 3 revela favoritos para Governo e Senado em Maceió
JHC e Cunha são os preferidos para o Governo; Renan Filho e Fábio Costa dividem eleitorado para o Senado
No último dia permitido pela Justiça Eleitoral para a divulgação de pesquisas registradas, a Global 3 Soluções e Pesquisas presenteia a população alagoana com um levantamento que apresenta os favoritos para as eleições de 2022 para os cargos de Governador de Alagoas e Senador da República, em Maceió. Os dados mostram os nomes escolhidos pelos eleitores da Capital para a disputa majoritária e apresentam os que possuem maior rejeição popular.
Diante da falta de candidaturas postas ao Governo, o Instituto de Pesquisa pediu para os eleitores ouvidos sugerirem os nomes que votariam caso as eleições fossem hoje. Na metodologia espontânea, os dois primeiros nomes escolhidos fazem parte de um mesmo grupo político: o prefeito de Maceió, JHC (PSB), e o senador Rodrigo Cunha (PSDB). Os dados mostram que, independente do escolhido, o eleitor teoricamente compactua com a proposta do grupo como um todo.
Quando a pergunta foi “se as eleições para governador (a) fossem hoje, em quem o (a) senhor (a) votaria?”, o prefeito da Capital apresenta larga vantagem. JHC (11,4%), Rodrigo Cunha (3,2%), Fernando Collor (2,7%), Alfredo Gaspar (1,7%), Renato Filho do Pilar (1,1%), Ronaldo Lessa (0,9%), Rui Palmeira (0,5%), Paulo Dantas (0,5%), Alexandre Ayres (0,1%), branco/nulo/nenhum (18,1%), não sabe/não respondeu (59,8%). Importante destacar que, apesar de aparecerem como intenção de voto, Gaspar, Lessa e Ayres não demonstram interesse na disputa majoritária.

A Global 3 também propôs três cenários para saber da preferência do eleitorado para a sucessão ao Palácio República dos Palmares. No primeiro, o nome de JHC – considerado o preferido – foi retirado. Rodrigo Cunha assume a liderança com 18,7%. Ele é seguido pelo ex-prefeito Rui Palmeira (10,6%). Em seguida vem Renato Filho do Pilar (3,1%), Paulo Dantas (1,6%), Jó Pereira (0,7%), Antônio Albuquerque (0,7%), branco/nulo/nenhum (29,1%), não sabe/não respondeu (35,6%).

O segundo cenário estimulado diminuiu o número de possíveis candidatos apresentados, e o nome de Cunha sai para dar espaço ao de JHC. O prefeito da Capital volta a ter vantagem bastante considerável com 35,6%. Sendo seguido por Renato Filho do Pilar (3,9%), Paulo Dantas (1,7%), Jó Pereira (1,6%), Antônio Albuquerque (0,9%), branco/nulo/nenhum (22%), não sabe/não respondeu (34,3%).

Já a terceira e última proposta estimulada apresenta apenas três nomes: Rodrigo Cunha (19%), Antônio Albuquerque (3,7%) e Paulo Dantas (2,9%). Branco/nulo/nenhum (34%), não sabe/não respondeu (40,4%). A conclusão, portanto, é que – independente do cenário estimulado ou espontâneo – a preferência do eleitor maceioense fica entre JHC e Rodrigo Cunha.

Quando o quesito foi a rejeição dos candidatos ao Governo, o senador Fernando Collor foi o campeão. A diferença dele pra o segundo colocado é de 11,5%. Os eleitores ouvidos pela Global 3 disseram que “não votariam de jeito nenhum” em Fernando Collor (19,1%), Rui Palmeira (7,6%), Antônio Albuquerque (7,4%), Rodrigo Cunha (5,6%), Paulo Dantas (1,9%), JHC (1,7%), Renato Filho do Pilar (0,9%), Jó Pereira (0,4%), não votaria em nenhum dos citados (18,7%), não sabe/não respondeu (36,7%).
DISPUTA PELO SENADO SERÁ ACIRRADA
Diferente da disputa pelo Governo, onde os dois favoritos fazem parte de um mesmo grupo político, a eleição para o Senado estaria incerta entre Renan Filho e Fernando Collor, onde apenas um ponto percentual distância um do outro na espontânea. Renan Filho (7,8%), Collor (6,8%), delegado Fábio Costa (3,3%), Ronaldo Lessa (1,5%), Rodrigo Cunha (1,1%), Davi Davino Filho (0,9%), Heloísa Helena (0,5%), JHC (0,4%), Rui Palmeira (0,3%), Alfredo Gaspar (0,1%), branco/nulo/nenhum (20,5%), não sabe/não respondeu (56,8%).

Já na estimulada foram apresentados três cenários. No primeiro, delegado Fábio Costa assume a liderança com 25,4%, seguido por Renan Filho (18,7%), Fernando Collor (13,3%), branco/nulo/nenhum (10,6%), não sabe/não respondeu (32%). Já no segundo, o nome de JHC é o preferido com 24%, e Renan Filho e Collor ficam praticamente empatados com 15,7% e 15,1%, respectivamente. Por fim, a terceira proposta traz todos os nomes, menos o do governador de Alagoas: delegado Fábio Costa (22,2%), Fernando Collor (13,4%), Davi Davino Filho (7,2%), Ronaldo Lessa (4,1%), Heloisa Helena (2,8%), Rui Palmeira (2,3%), branco/nulo/nenhum (11,2%), não sabe/não respondeu (36,9%).



A conclusão é de que o eleitorado da Capital está dividindo os votos entre Renan Filho e delegado Fábio Costa para o Senado.
A Global 3 Soluções e Pesquisas entrevistou 1325 eleitores maceioenses, durante os dias 28, 29 e 30 de dezembro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,69%.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
