Arte e paisagismo levam beleza a espaços públicos de Maceió
No Murilópolis, pintura do passeio foi concluída esta semana e encanta quem passa pelo local

Pequenas intervenções que fazem grandes diferenças para os moradores vêm sendo realizadas em espaços públicos de Maceió que, aos poucos, ganham destaque, cores e mais beleza. Também conhecida como “acupuntura urbana”, por remeter à terapia milenar chinesa, as ações de pintura artística e paisagismo estão mudando canteiros, mirantes e passeios, como é o caso do Murilópolis, na Serraria, que foi finalizado esta semana.
Foram 1.200 metros de calçada do canteiro central que receberam cores e formas pensados pela artista Ana Maia Nobre e já encantam quem passeia por lá. Além dessa intervenção, foram pintados outros 700 metros quadrados em outras áreas pela cidade.
A Prefeitura de Maceió já promoveu mudanças no totem “Eu Amo Maceió”, na Ponta Verde, com a artista Yara Pão; na orla de Cruz das Almas, com as esculturas de tartarugas marinhas feitas pelo artista Persivaldo Figueirôa; no Mirante da Sereia e na bifurcação das Avenidas Gustavo Paiva com a João Davino (em execução), com pinturas de Chico Simas, Wado e Suel Damasceno; e na bifurcação das Avenidas Dona Constança e Comendador Leão, onde foi feito um jardim.
Todos esses lugares foram identificados e selecionados pela Gerência da Zeladoria Municipal, coordenada pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito, que vai continuar com o trabalho pelos bairros da capital.
“Nosso trabalho é fazer uma espécie de vistoria rotineira e definir onde podemos realizar essas microintervenções. São medidas que trazem a sensação de pertencimento e apropriação dos espaços públicos, seguindo um pouco a metodologia do que é feito há anos em Medelín, na Colômbia”, afirmou o gerente da Zeladoria, Fábio Palmeira.
No encontro das avenidas Comendador Leão e Dona Constança, ele explica que foi criado um jardim onde era uma “zona morta”, uma área de prisma asfaltada. “Retiramos o asfalto, deixamos no barro, entramos com plantas nativas e um paisagismo diferente, e toda a água da chuva agora cai ali, o que acaba melhorando também o lençol freático”, detalha.

Com os primeiros resultados positivos, a Gerência busca, agora, pontos na parte alta de Maceió para receber as intervenções que vão tornar, pouco a pouco, toda a cidade mais bonita.
Últimas notícias

Estado de Alagoas registra, junto com RJ, o menor crescimento populacional do país

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
