Alagoas

Após aumento de casos de Covid-19 em Alagoas, Alexandre Ayres diz que estado deve acelerar vacinação

O secretário da Saúde de Alagoas também disse que estado e municípios também devem combater a desinformação sobre os imunizantes

Por 7 Segundos com TV Pajuçara 10/01/2022 14h02
Após aumento de casos de Covid-19 em Alagoas, Alexandre Ayres diz que estado deve acelerar vacinação
Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres - Foto: Felipe Guimarães / 7Segundos

Após reunião entre a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) nesta segunda-feira (10), o secretário Alexandre Ayres disse que discute com os municípios planos para acelerar a vacinação contra Covid-19 no estado.

De acordo com Ayres, reunião se dá em razão do aumento de casos da doença no estado que, apesar de passar semanas registrando poucos casos e óbitos, Alagoas voltou a emplacar um alto número de casos. Segundo o boletim epidemiológico da Sesau deste domingo (09), estado registrou mais de 430 casos de Covid-19.

Ayres ainda aproveitou para alertar sobre uma subnotificação sobre o número de infectados em Alagoas pois os dados no boletim da Sesau se baseiam na notificação dos hospitais e laboratórios públicos, o secretário afirmou que o meio privado ainda não está anunciando os números registrados em seus meios.

Ainda na ocasião, o titular da Saúde alagoana também disse que estado e municípios devem melhorar a comunicação com a população alagoana e alertou sobre o negacionismo e desinformação sobre as vacinas contra o coronavírus no estado.

"A gente tem que acabar com essas dúvidas e esses estigmas sobre a vacinação. Nós sabemos que há negacionismo de uma parte da população. Por outro lado também há uma grande desinformação, então a gente quer se comunicar melhor com o cidadão alagoano", disse o secretário.

Vacinação das crianças

Alexandre Ayres também comentou sobre os planos do estado para vacinar as crianças de 5 a 11 anos, próximo público que será imunizado contra Covid-19.

O último aviso do Ministério da Saúde (MS) sobre o caso em alagoas é que o estado deve receber o primeiro lote das doses dos imunizantes nesta sexta-feira (14), o secretário disse que o estado necessita de 390 mil doses. Ayres disse que essas vacinas serão diferenciadas das versões para adultos e de manejo próprio.

Com isso em mente, o secretário anunciou que à partir desta terça-feira (11), os municípios alagoanos terão que participar de um treinamento com técnicos do estado para receber uma autorização para vacinar crianças. Para evitar desinformação, o governo de Alagoas vai divulgar uma lista de todos os municípios que participaram da capacitação e quais estão aptos para vacinar o público.

Além do treinamento, alguns municípios alagoanos também vão exigir comprovação de imunização das crianças durante a rematrícula na rede de ensino municipal.

O cronograma da vacinação do público infantil seguirá uma ordem de idade e terá sistema de prioridade para crianças com comorbidade. Ayres não confirmou se ordem de cronograma será das crianças mais velhas para as mais novas ou vice-versa.

As remessas que serão enviadas pelo MS ainda não tem um número de doses confirmado, mas serão enviadas em forma escalonada.