Após aumento de casos de Covid-19 em Alagoas, Alexandre Ayres diz que estado deve acelerar vacinação
O secretário da Saúde de Alagoas também disse que estado e municípios também devem combater a desinformação sobre os imunizantes

Após reunião entre a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) nesta segunda-feira (10), o secretário Alexandre Ayres disse que discute com os municípios planos para acelerar a vacinação contra Covid-19 no estado.
De acordo com Ayres, reunião se dá em razão do aumento de casos da doença no estado que, apesar de passar semanas registrando poucos casos e óbitos, Alagoas voltou a emplacar um alto número de casos. Segundo o boletim epidemiológico da Sesau deste domingo (09), estado registrou mais de 430 casos de Covid-19.
Ayres ainda aproveitou para alertar sobre uma subnotificação sobre o número de infectados em Alagoas pois os dados no boletim da Sesau se baseiam na notificação dos hospitais e laboratórios públicos, o secretário afirmou que o meio privado ainda não está anunciando os números registrados em seus meios.
Ainda na ocasião, o titular da Saúde alagoana também disse que estado e municípios devem melhorar a comunicação com a população alagoana e alertou sobre o negacionismo e desinformação sobre as vacinas contra o coronavírus no estado.
"A gente tem que acabar com essas dúvidas e esses estigmas sobre a vacinação. Nós sabemos que há negacionismo de uma parte da população. Por outro lado também há uma grande desinformação, então a gente quer se comunicar melhor com o cidadão alagoano", disse o secretário.
Vacinação das crianças
Alexandre Ayres também comentou sobre os planos do estado para vacinar as crianças de 5 a 11 anos, próximo público que será imunizado contra Covid-19.
O último aviso do Ministério da Saúde (MS) sobre o caso em alagoas é que o estado deve receber o primeiro lote das doses dos imunizantes nesta sexta-feira (14), o secretário disse que o estado necessita de 390 mil doses. Ayres disse que essas vacinas serão diferenciadas das versões para adultos e de manejo próprio.
Com isso em mente, o secretário anunciou que à partir desta terça-feira (11), os municípios alagoanos terão que participar de um treinamento com técnicos do estado para receber uma autorização para vacinar crianças. Para evitar desinformação, o governo de Alagoas vai divulgar uma lista de todos os municípios que participaram da capacitação e quais estão aptos para vacinar o público.
Além do treinamento, alguns municípios alagoanos também vão exigir comprovação de imunização das crianças durante a rematrícula na rede de ensino municipal.
O cronograma da vacinação do público infantil seguirá uma ordem de idade e terá sistema de prioridade para crianças com comorbidade. Ayres não confirmou se ordem de cronograma será das crianças mais velhas para as mais novas ou vice-versa.
As remessas que serão enviadas pelo MS ainda não tem um número de doses confirmado, mas serão enviadas em forma escalonada.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
