Municípios alagoanos concluem capacitação para vacinação de crianças contra Covid-19
Treinamento teve início nesta terça-feira (11), 100 cidades das 102 em Alagoas participaram
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), concluiu, nesta quarta-feira (12), a capacitação para vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. Ao todo, participaram 100 municípios alagoanos, sendo 57 no primeiro dia de treinamento e 43 no segundo.
Não participaram da preparação realizada na terça (11) e na quarta-feira (12) as cidades de Jacaré dos Homens e Monteirópolis. Como as cidades que faltaram não estarão aptas ao recebimento do imunizante, a Sesau realizará nova capacitação, destinada aos municípios faltosos, nesta quinta-feira (13), a partir das 8h30, na Central Regional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Creadi).
A capacitação foi direcionada aos coordenadores municipais de imunizações, coordenadores de Atenção Primária à Saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem e ocorreu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), localizado no bairro do Farol, em Maceió.
O treinamento para a vacina da Comirnaty/Pfizer Pediátrica foi necessário pelo fato das doses possuírem características específicas e diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação.
A enfermeira da Assessoria Técnica de Doenças Imunopreveníveis e Vacinação, Emilly Francine da Silva, explicou que a decisão de vincular a aptidão municipal para o recebimento das vacinas pediátricas ao treinamento foi tomada durante reunião na Associação do Municípios Alagoanos (AMA), onde o secretário de estado da saúde, Alexandre Ayres, participou juntamente com os secretários dos municípios alagoanos.
Ela explicou a importância da participação dos municípios no treinamento. “Isso se dá pela necessidade de informações específicas sobre o condicionamento, armazenamento e utilização do imunobiológico, pois o mesmo tem algumas especificidades distintas dos demais já utilizados durante a campanha. E, dessa forma, replicar essas informações em âmbito municipal”, ressaltou.
Ainda segundo a enfermeira, a principal característica visual dos imunizantes Comirnaty/Pfizer Pediátrica é a cor laranja na tampa dos frascos, o que facilita a identificação dos imunizantes pelos profissionais na hora da vacinação. “Além da cor, há também características pertinentes à formulação dos compostos da vacina, dosagem, volume do diluente, armazenamento e à validade após abertura e após descongelamento”, concluiu.
A vacinação das crianças de cinco a 11 anos deverá ser realizada em uma sala separada da vacinação dos adultos, em ambiente acolhedor para as crianças e seus responsáveis. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina será de oito semanas. E as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, devem permanecer com a dose pediátrica do imunizante.
Em Alagoas, a estimativa de crianças a serem vacinadas é de 363 mil. E a composição do imunizante destinado ao público infantil teve segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
