MPF anuncia que Depen deverá convocar candidatos que reprovaram o TAF
Segundo a decisão, candidatos que realizaram o teste na capital alagoana foram prejudicados pela estrutura física do local de realização

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou, nesta quinta-feira (13), que conseguiu uma determinação na Justiça para que a União e o Centro Brasileiro de Pesquisas em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) realizem um novo teste de aptidão física com os candidatos que foram reprovados na etapa realizada em Maceió, em agosto de 2021, do concurso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Segundo a decisão da Justiça Federal, os órgãos devem convocar os candidatos reprovados na etapa realizada na capital alagoana para fazer um novo teste, desta vez em um local adequado. De acordo com o MPF, o local da prova realizada em Maceió não tinha estrutura física apropriada para as atividades, especialmente o teste de corrida, que aconteceu na pista de areia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A pista teria depressões, buracos e mais outras irregularidades.
A ação do MPF se baseou no princípio de igualdade. “Sendo constadas falhas nas etapas de concurso, cabe à Administração Pública incorporar soluções aptas para garantir a igualdade dos candidatos, de forma isenta e isonômica. O teste físico não atendeu aos requisitos previstos no edital, consubstanciando manifesto desequilíbrio no certame e prejudicando aqueles que optaram pela realização desta fase na cidade de Maceió”, concluiu a procuradora da República, Niedja Kaspary.
Logo, o órgão concluiu que os candidatos das provas que realizaram o Teste de Aptidão Física (TAF) no IFAL foram prejudicados pelo local com estrutura física inadequada para a execução das provas, violando o princípio de igualdade já que candidatos que fizeram o TAF em outros locais com melhor estrutura tiveram vantagem.
Últimas notícias

Homem é morto a tiros no Conjunto Osman Loureiro, em Maceió

Homem condenado pela Justiça sergipana é preso em Piaçabuçu, em Alagoas

Servidores da Prefeitura de Penedo são capacitados em Primeiros Socorros

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Laboratório da Ufal inicia inscrições para o 1º Desafio de Inovação Aberta do Sertão alagoano

Sepex 2025 está com inscrições abertas até o dia 30 de julho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
