Maceió tem aumento nas taxas de ocupação dos leitos de UTI de Covid-19, diz Fiocruz
Apesar do aumento dos casos, Alagoas e sua capital se encontram em alerta intermediário com taxa de ocupação em 68%

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta nesta quinta-feira (13) sobre o aumento na ocupação de leitos de UTI no Brasil por causa da Covid-19. O alerta se baseia na primeira edição de 2022 do boletim do Observatório Covid-19 da fundação. Segundo informações do boletim, vários estados registraram aumento dos casos da doença. incluindo Alagoas.
O estado alagoano, que até as últimas edições do boletim em 2021 mostrava uma tendência de redução nos casos, foi emplacado como uma região em estado de alerta intermediário no novo boletim divulgado nesta quarta-feira (12), que usa dados do final de dezembro e início de janeiro. Maceió também está em alerta intermediário.
De acordo com os últimos dados divulgados pela fundação, a capital alagoana registra uma ocupação de 68% dos leitos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) de Covid-19 para adultos do Sistema único de Saúde (SUS).
Apesar do aumento, Maceió ainda está em alerta intermediário, atrás de outras capitais que registram alertas críticos, como Goiânia (94%), Fortaleza (88%), Belo Horizonte (84%). Além da capital alagoana (68%), outras que registram alerta intermediário são: Vitória (77%), Porto Velho (76%), Brasília (74%), Salvador (68%) e Macapá (60%).
Os pesquisadores responsáveis pelo boletim também ressaltam que a categoria médica também está sobrecarregada com mais casos além da Covid-19. "Sem minimizar preocupações com o novo momento da pandemia, consideramos fundamental ratificar a ideia de que temos um outro cenário com a vacinação e as próprias características das manifestações da Covid-19 pela Ômicron. Por outro lado, não podemos deixar de considerar o fato de a ocupação de leitos de UTI hoje também refletir o uso de serviços complexos requeridos por casos da variante Delta e casos de Influenza", ressaltam os pesquisadores.
Últimas notícias

Prefeitura lança licitação para supervisão de projetos relativos ao Mercado da Produção e quatro encostas

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
