Polícia

Após polêmica, comandante do 1º BPM explica sobre a autorização ao porte e à posse de armas de fogo

De acordo com o tenente coronel Mário Xavier, a decisão cabe somente aos policiais militares e foi publicada pelo STF

Por 7Segundos 17/01/2022 18h06
Após polêmica, comandante do 1º BPM explica sobre a autorização ao porte e à posse de armas de fogo
Polícia Militar de alagoas - Foto: CPC

Diversos comentários a respeito do novo entendimento sobre a autorização ao porte e à posse de armas de fogo particulares circularam pelas redes sociais nesta segunda-feira (17). Em resposta, o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), tenente coronel Mário Xavier, destacou alguns casos como "más interpretações" e explicou a situação.

Em vídeo gravado e postado no Instagram oficial da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Mário Xavier explica que o porte e a aquisição de arma de fogo por parte dos policiais militares pertencentes às corporações "nada tem a ver a respeito da determinação oriunda do Comando Geral, este, por sua vez, totalmente alheio à essa ação".

A decisão em questão foi publicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e teve que ser cumprida devido a determinação oriunda do Exército, órgão responsável por armas de fogo e produtos controlados.

"Venho esclarecer que não há intervenção alguma por parte do nosso Comando Geral da Polícia Militar; estamos apenas cumprindo a determinação oriunda do STF e do Exército brasileiro", finalizou.