Censurada por Collor nos anos 1990, novela da Manchete vira surpresa no YouTube
Até então, algumas cópias estavam na massa falida da Manchete e foram vendidas em um leilão

Única novela proibida de ir ao ar pela Justiça desde o fim da Ditadura Militar (1964-1985), O Marajá (1993) ficou disponível para o público quase 30 anos depois.O paradeiro de suas fitas era incerto desde que o ex-presidente Fernando Collor (PROS-AL) havia conseguido a proibição, mas na semana passada, um canal no YouTube disponibilizou seu primeiro capítulo.
Até então, algumas cópias estavam na massa falida da Manchete e foram vendidas em um leilão, em São Paulo, no ano passado. Outras foram escondidas pelo próprio dono, Adolpho Bloch (1908-1995), após a celeuma do caso. Poucas imagem tinham sido disponibilizadas para o público até então.
Uma delas estava no documentário sobre a vida de Fernando Barbosa Lima (1933-2008), jornalista que foi executivo da Manchete em seus últimos anos. Segundo o Canal Memória, que disponibilizou o capítulo, algumas fitas também foram entregues para atores da produção guardarem como recordação do trabalho.
A trama pretendia fazer uma junção de novela com jornalismo, em que fatos sobre o governo Collor (1990-1992) seriam explicados por meio de uma paródia feita pelos atores, baseando-se em depoimentos colhidos na CPI que investigou e que ajudou a tirar o primeiro presidente eleito após os militares por indícios de corrupção.
O Marajá foi escrita por José Louzeiro, Regina Braga, Eloy Santos e Alexandre Lydia, com direção de Marcos Schechtman, gravada com uma única câmera e reaproveitando cenários e figurinos de outras produções da casa. Em crise financeira Adolpho Bloch chegou a emprestar um carro seu para as gravações. No elenco, estavam nomes como Julia Lemmertz e Alexandre Borges --este em seu primeiro trabalho na TV.
Últimas notícias

Ex-reeducando é morto a tiros em loteamento de Arapiraca

Polícia Militar frustra ação criminosa e apreende armas e drogas em Porto Real do Colégio

Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025

Alfredo Gaspar é confirmado como membro titular da Comissão Especial da PEC da Segurança Pública

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Em Arapiraca, ação da Sefaz retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em show privado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
