Política

Alagoas tem a primeira subsecretária transexual

Jade Soares deixou a assessoria técnica da Semudh para assumir a pasta

Por 7Segundos 20/01/2022 14h02 - Atualizado em 20/01/2022 19h07
Alagoas tem a primeira subsecretária transexual
Jade Soares é a primeira mulher transexual subsecretária de Alagoas - Foto: Cortesia

A Prefeitura de Santa Luzia do Norte empossou na manhã desta quinta-feira (20), Jade Soares como titular da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso do município. Jade é a primeira mulher transexual a ocupar um cargo de subsecretária em Alagoas.

Quilombola, Jade deixou Santa Luzia do Norte há 21 anos atrás em busca de melhores perspectivas de vida e retornou a pedido do prefeito Márcio Lima (PP) para se tornar a representante da pasta.

“Sou quilombola, eu nasci no quilombo daqui de Santa Luzia do Norte e agora retorno para ocupar essa pasta que cuida das políticas públicas para as mulheres”, disse.

Jade Soares com o prefeito Márcio Lima. Foto: cortesia


Além de ser a primeira mulher trans a ocupar o posto de titular em uma secretaria, Jade também foi a primeira mulher transexual a se tornar Assessora Técnica da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

Com um currículo vasto, Jade diz que trabalhará para promover a inclusão das demais mulheres transexuais na sociedade. “Vamos sim desenvolver projetos que promovam a inclusão, respeito e empregabilidade para pessoas trans certamente”, afirmou.

Trajetória


Jade deixou a sua cidade natal para morar em Maceió, onde morou na favela Mundaú e sofreu violência doméstica durante esse período de sua vida. Para se sustentar, a subsecretária trabalhou em casas de famílias e vendia amendoim na praia durante 11 anos.

Apesar do sofrimento vivenciado, Jade conseguiu conquistar espaços de poder em sua vida e se transformou em uma referência para as demais mulheres transexuais de Alagoas e do Brasil.

“Estar em um espaço que me possibilita cuidar das políticas de todas as mulheres é certamente motivo de inspiração. Toda trans que vence é uma referência, é uma inspiração”, disse.