Reunião define regras para as festividades de Nossa Senhora do Pilar
O intuito é preservar a saúde de todos os participantes, atendendo também à recomendação do Ministério Público Estadual
A Prefeitura do Pilar, por meio de comissão instituída com o objetivo de discutir a segurança sanitária da festa da Padroeira, divulgou as regras constantes em protocolo a ser seguido durante as celebrações alusivas à Nossa Senhora. As normas foram definidas após reunião realizada nessa quinta-feira (20) e que contou com a presença de representantes de vários órgãos, como Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.
O intuito é preservar a saúde de todos os participantes, atendendo também à recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) sobre a necessidade de se atentar para o aumento no número de casos de Covid-19 em todo o país.
Ainda nessa quinta-feira, o Município também publicou um decreto proibindo a realização de outros eventos públicos, a exemplo do Carnaval, condicionando os privados a uma série de requisitos (que, inclusive, podem ser revistos a qualquer momento, a depender do cenário imposto pela pandemia).
O detalhe é que a festa de Nossa Senhora do Pilar está no calendário turístico e de eventos oficiais do Estado de Alagoas, mobilizando os devotos em torno das celebrações que seguem até 02 de fevereiro. E foi exatamente em virtude da importância do evento para milhares de fieis que a tradição será mantida, embora com restrições.
A aferição da temperatura corporal de todas as pessoas que acessarem a Igreja Matriz está entre as normas a serem seguidas, bem como a oferta de máscaras e álcool 70%. Já as barracas da quermesse serão preservadas, respeitando-se o distanciamento mínimo de 4m entre elas.
O tradicional parque de diversões, por sua vez, foi vetado, enquanto o bingo ocorrerá de forma virtual. Outra tradição da festa, o leilão de gado vai novamente ocorrer de forma presencial, mas reunindo apenas 40 pessoas na orla lagunar e em local aberto, considerando as medidas de prevenção à Covid-19.
Prefeito do Pilar, Renato Filho destaca os cuidados que o Município adotou para garantir a realização, com segurança, do evento. “A festa de Nossa Senhora tem uma representatividade enorme. Faz parte da tradição e cultura pilarenses, e é por isso que fizemos este esforço para, com o aval das autoridades sanitárias, festejar a padroeira da nossa cidade, ainda que de forma limitada”, ressalta o prefeito, acrescentando que as comemorações também vão contar com o apoio de bombeiros civis, além de ponto de vacinação contra a Covid-19.
“Já vacinamos 68% da população com duas doses ou dose única, o que representa quase 24 mil pessoas residentes no Pilar. Vamos seguir avançando com a vacinação e sem nos descuidar, em absoluto, com a saúde de nenhum pilarense”, reforça Renato Filho.