Política

Após encontro de Lula e Renan, Dilma isenta senador alagoano de responsabilidade com Impeachment

Alagoano presidia o Senado quando Dilma foi afastada da presidência da República

Por Berg Morais 01/02/2022 16h04
Após encontro de Lula e Renan, Dilma isenta senador alagoano de responsabilidade com Impeachment
Dilma dá aval para PT receber apoio de Renan Calheiros - Foto: Reuters

A foto publicada pelo pré-candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o senador Renan Calheiros (MDB), nessa segunda-feira (31), repercutiu ao ponto de provocar a reação da ex-presidente, Dilma Roussef (PT). O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), também participou do encontro, que discutiu possíveis composições políticas para as eleições deste ano.

Dilma Roussef deu o aval para que Lula fizesse a aliança com Renan Calheiros. O parlamentar alagoano presidia o Senado quando Dilma sofreu o impeachment, em 2016. Ela eximiu o parlamentar de qualquer responsabilidade sobre seu afastamento do Palácio do Planalto. 

“O Renan não foi golpista. Eu vou sempre ter uma consideração muito grande pelo Renan. Não é um golpista, não foi um golpista. Pelo contrário, em tudo que ele pôde, ele tentou impedir que houvesse o golpe”, revelou a ex-presidente em recente entrevista à imprensa.

As aparições de Lula estão sendo relacionadas por opositores ao então governo de Dilma Roussef. No entanto, ela já deixou claro que não irá se esconder durante a campanha eleitoral, momento em que ela irá defender sua gestão a frente do Poder Executivo federal. 

“As pessoas mudam. Podem mudar de posição. E você tem que aceitar que isso ocorra. Agora, seguramente, não vai ser uma pessoa da minha estreita confiança”, destacou Dilma durante conversa com o Diário do Centro do Mundo sobre alianças futuras do PT para as eleições.