Nutricionista alerta para perigos de cápsulas de emagrecimento
A profissional ainda orienta para maneiras de emagrecimento saudável com chá de ervas
A Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra o comércio ilegal de medicamentos emagrecedores em Maceió. Por isso, o Na Mira da Notícia convidou a nutricionista Lyara Vila Nova para explicar formas de emagrecimento de uma maneira saudável, que não prejudique o corpo.
Recentemente, uma enfermeira morreu em São Paulo após ter complicações durante um transplante de fígado no Hospital das Clínicas. A família informou que a mulher costumava ingerir cápsulas de um chá emagrecedor de 50 ervas diferentes com frequência, o que os médicos suspeitam que possa ter sido a causa da hepatite.
Lyara explica que o perigo é não saber o que tem dentro das ervas, que são vendidas como suplementos: "podem conter as ervas, somente, mas podem conter outras substâncias que a gente não tem como detectar porque já vem pronto nas cápsulas".
A profissional alerta que, mesmo que não hajam outras substâncias, "muitas ervas juntas podem ter alguns efeitos colaterais e nem todas as pessoas podem tomar". O uso desenfreado dessas substâncias podem trazer problemas de saúde para as pessoas que as ingerem.
Apesar de todo o perigo que as ervas podem trazer, Layra Vila Nova explica que as ervas não são ruins, "mas usado dessa forma, sem orientações profissionais, pode causa problemas de saúde".
A nutricionista aponta que as principais pessoas que precisam manter os cuidados são hipertensos, lactantes, gestantes e crianças por serem os mais vulneráveis. Ela ainda salienta que a seleção das ervas vai de acordo com a individualidade de cada um: "por isso a importância de um profissional".
Para as pessoas que querem emagrecer, mas não tem condições de passarem por avaliações nutricionais, Vila Nova orienta para que tome chás caseiros feitos em fusão por terem menos contraindicações do que as cápsulas de emagrecimento. Ela ainda alerta para que as pessoas mantenham o consumo consciente: "duas xícaras de chás por dia dependendo da pessoa".
"O maior problema dessas cápsulas é porque muitas vezes tem a quantidade de miligrama muito alta e as pessoas tomam desenfreadamente, três, quatro cápsulas, e não sabem, verdadeiramente, o efeito que elas irão causar", destacou.
Últimas notícias
“Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
SSP deflagra grande operação de combate à criminalidade na Rota do Milagres
Satuba abre concurso com 362 vagas e salários de até R$ 5,1 mil
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
