Nutricionista alerta para perigos de cápsulas de emagrecimento
A profissional ainda orienta para maneiras de emagrecimento saudável com chá de ervas

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra o comércio ilegal de medicamentos emagrecedores em Maceió. Por isso, o Na Mira da Notícia convidou a nutricionista Lyara Vila Nova para explicar formas de emagrecimento de uma maneira saudável, que não prejudique o corpo.
Recentemente, uma enfermeira morreu em São Paulo após ter complicações durante um transplante de fígado no Hospital das Clínicas. A família informou que a mulher costumava ingerir cápsulas de um chá emagrecedor de 50 ervas diferentes com frequência, o que os médicos suspeitam que possa ter sido a causa da hepatite.
Lyara explica que o perigo é não saber o que tem dentro das ervas, que são vendidas como suplementos: "podem conter as ervas, somente, mas podem conter outras substâncias que a gente não tem como detectar porque já vem pronto nas cápsulas".
A profissional alerta que, mesmo que não hajam outras substâncias, "muitas ervas juntas podem ter alguns efeitos colaterais e nem todas as pessoas podem tomar". O uso desenfreado dessas substâncias podem trazer problemas de saúde para as pessoas que as ingerem.
Apesar de todo o perigo que as ervas podem trazer, Layra Vila Nova explica que as ervas não são ruins, "mas usado dessa forma, sem orientações profissionais, pode causa problemas de saúde".
A nutricionista aponta que as principais pessoas que precisam manter os cuidados são hipertensos, lactantes, gestantes e crianças por serem os mais vulneráveis. Ela ainda salienta que a seleção das ervas vai de acordo com a individualidade de cada um: "por isso a importância de um profissional".
Para as pessoas que querem emagrecer, mas não tem condições de passarem por avaliações nutricionais, Vila Nova orienta para que tome chás caseiros feitos em fusão por terem menos contraindicações do que as cápsulas de emagrecimento. Ela ainda alerta para que as pessoas mantenham o consumo consciente: "duas xícaras de chás por dia dependendo da pessoa".
"O maior problema dessas cápsulas é porque muitas vezes tem a quantidade de miligrama muito alta e as pessoas tomam desenfreadamente, três, quatro cápsulas, e não sabem, verdadeiramente, o efeito que elas irão causar", destacou.
Últimas notícias

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
