Nutricionista alerta para perigos de cápsulas de emagrecimento
A profissional ainda orienta para maneiras de emagrecimento saudável com chá de ervas
A Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra o comércio ilegal de medicamentos emagrecedores em Maceió. Por isso, o Na Mira da Notícia convidou a nutricionista Lyara Vila Nova para explicar formas de emagrecimento de uma maneira saudável, que não prejudique o corpo.
Recentemente, uma enfermeira morreu em São Paulo após ter complicações durante um transplante de fígado no Hospital das Clínicas. A família informou que a mulher costumava ingerir cápsulas de um chá emagrecedor de 50 ervas diferentes com frequência, o que os médicos suspeitam que possa ter sido a causa da hepatite.
Lyara explica que o perigo é não saber o que tem dentro das ervas, que são vendidas como suplementos: "podem conter as ervas, somente, mas podem conter outras substâncias que a gente não tem como detectar porque já vem pronto nas cápsulas".
A profissional alerta que, mesmo que não hajam outras substâncias, "muitas ervas juntas podem ter alguns efeitos colaterais e nem todas as pessoas podem tomar". O uso desenfreado dessas substâncias podem trazer problemas de saúde para as pessoas que as ingerem.
Apesar de todo o perigo que as ervas podem trazer, Layra Vila Nova explica que as ervas não são ruins, "mas usado dessa forma, sem orientações profissionais, pode causa problemas de saúde".
A nutricionista aponta que as principais pessoas que precisam manter os cuidados são hipertensos, lactantes, gestantes e crianças por serem os mais vulneráveis. Ela ainda salienta que a seleção das ervas vai de acordo com a individualidade de cada um: "por isso a importância de um profissional".
Para as pessoas que querem emagrecer, mas não tem condições de passarem por avaliações nutricionais, Vila Nova orienta para que tome chás caseiros feitos em fusão por terem menos contraindicações do que as cápsulas de emagrecimento. Ela ainda alerta para que as pessoas mantenham o consumo consciente: "duas xícaras de chás por dia dependendo da pessoa".
"O maior problema dessas cápsulas é porque muitas vezes tem a quantidade de miligrama muito alta e as pessoas tomam desenfreadamente, três, quatro cápsulas, e não sabem, verdadeiramente, o efeito que elas irão causar", destacou.
Últimas notícias
Vigilância apreende 150 kg de carne imprópria para consumo distribuidora de alimentos de Maceió
Governo do Estado antecipa salários de servidores para esta quarta-feira
Corpo é encontrado em Maceió e pode ser de jovem desaparecido no Vergel do Lago
Homem é preso com arma em bar de Maceió e mostra carteira de estágio da OAB para se livrar
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
