Mundo

EUA dizem que Rússia reuniu mais tropas perto da Ucrânia e pode invadir a qualquer momento

Imagens de satélite comerciais publicadas por empresa privada americana mostraram novas movimentações de militares russos próximos da fronteira

Por CNN Brasil 11/02/2022 18h06
EUA dizem que Rússia reuniu mais tropas perto da Ucrânia e pode invadir a qualquer momento
Imagens de satélite comerciais publicadas por empresa privada americana mostraram novas movimentações de militares russos próximos da fronteira - Foto: Reprodução

A Rússia está concentrando ainda mais tropas perto da Ucrânia e uma invasão pode acontecer a qualquer momento, talvez antes do final dos Jogos Olímpicos de Inverno na China, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta sexta-feira (11).

Imagens de satélite comerciais publicadas por uma empresa privada dos EUA mostraram novos destacamentos militares russos em vários locais perto da Ucrânia.

Em sua advertência mais dura até agora para os americanos na Ucrânia saírem agora, o presidente Joe Biden disse que não enviaria tropas para resgatar cidadãos dos EUA no caso de um ataque russo .

“As coisas podem enlouquecer rapidamente”, disse Biden à NBC News.

Blinken, visitando a Austrália, disse em entrevista coletiva: “Estamos em uma janela em que uma invasão pode começar a qualquer momento e, para ser claro, isso inclui durante as Olimpíadas”.

Os jogos de Pequim terminam em 20 de fevereiro.

“Simplificadamente, continuamos a ver sinais muito preocupantes da escalada da Rússia, incluindo novas forças chegando à fronteira ucraniana”, disse Blinken.

A Rússia já reuniu mais de 100 mil soldados perto da Ucrânia e, nesta semana, realizou exercícios militares conjuntos na vizinha Belarus e exercícios navais no Mar Negro.

Moscou nega os planos de invadir a Ucrânia, mas diz que poderia tomar uma ação “técnico-militar” não especificada, a menos que uma série de exigências sejam atendidas, incluindo promessas da Otan de nunca admitir a Ucrânia e retirada de forças do Leste Europeu.

Vários países ocidentais lançaram esforços diplomáticos esta semana para persuadir a Rússia a recuar, mas Moscou os ignorou, fazendo zero concessões ao presidente francês Emmanuel Macron, que realizou visita na segunda-feira, e zombando abertamente a secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Truss, durante uma visita na quinta-feira.

Conversas de quatro partes em Berlim entre Rússia, Ucrânia, Alemanha e França, parte de um processo de paz de longa data em um conflito entre a Ucrânia e os separatistas apoiados pela Rússia, também não renderam progressos na quinta-feira.

Paris disse que a delegação russa concordou em manter mais conversas, mas exigiu que Kiev negocie diretamente com os separatistas, uma “linha vermelha” que a Ucrânia rejeita desde 2014.

A Maxar Technologies, com sede nos EUA, que acompanha o acúmulo de forças russas , disse que imagens tiradas na quarta e quinta-feira mostraram novos desdobramentos em vários locais no oeste da Rússia, Belarus e Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

As imagens não puderam ser verificadas de forma independente pela Reuters.

Na Crimeia, a Maxar identificou 550 tendas de tropas e centenas de veículos recém-instalados no aeródromo de Oktyabrskoye, ao norte da cidade de Simferopol, bem como implantações próximas às cidades de Novoozernoye e Slavne.

Em Belarus, foi identificado um novo destacamento de tropas, veículos militares e helicópteros no aeródromo de Zyabrovka, perto de Gomel, a menos de 25 km da fronteira com a Ucrânia.

E no oeste da Rússia foi encontrado um grande novo destacamento de tropas e forças na área de treinamento de Kursk, aproximadamente 110 km a leste da fronteira ucraniana.

A Rússia não divulgou quantas tropas enviou e diz que tem o direito de movimentar forças em seu território como achar melhor. O país insiste que eles não representam nenhuma ameaça externa.