Meio ambiente

Animais silvestres são resgatados de cativeiro após operação da PM em Roteiro

Militares já tem um suspeito no caso, mas o responsável fugiu do local

Por 7Segundos com TV Ponta Verde 17/02/2022 14h02
Animais silvestres são resgatados de cativeiro após operação da PM em Roteiro
Gaiolas usadas para manter os pássaros presos - Foto: Reprodução/BPA

A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), através do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), apreendeu nesta quinta-feira (17) pássaros silvestres e caranguejos guaiamum que eram traficados no município de Roteiro, em Alagoas.

A ação, que teve início após a corporação receber denúncias sobre vendas de animais silvestres na área, resgatou dois sabiás, um saí-azul, um sanhaço e duas araras. Além dos pássaros, a operação também resgatou guaiamuns, uma raça de caranguejos em extinção.

De acordo com um dos cabos do batalhão, os crustáceos ainda estavam em situação irregular pois suas carapaças estavam menores que 7 centímetros o que, ainda segundo o militar, ilegaliza a comercialização da raça independente se estiver em período de proteção ou não.

Após o resgate, alguns animais vão para centros de proteção e outros serão devolvidos à natureza. Os pássaros serão transferidos para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) e os caranguejos serão soltos em um mangue nas proximidades da Lagoa Mundaú.

A PM/AL ainda não prendeu o responsável pela comercialização dos animais pois, de acordo com um dos policiais que participou da operação, o suspeito, identificado apenas como Ronaldo, fugiu do local assim que avistou as viaturas policiais.