Fiocruz alerta para ‘epidemia de não vacinados’, maioria entre internados e mortos
Instituição constatou que a imunização foi determinante para segurar explosão de óbitos após chegada da variante ômicron

“Existe uma epidemia de não vacinados que lotam os hospitais, sufocam os serviços de saúde e impossibilitam atendimento de outros problemas de saúde que continuam acontecendo”. Com esse alerta, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inicia a nota técnica 24, lançada no dia 10, que avalia o avanço da variante ômicron do coronavírus, a resposta das vacinas e o risco de desassistência à saúde.
Nos estudos periódicos realizados pela instituição, os pesquisadores constataram que a imunização da população foi determinante para segurar uma explosão de mortes que poderia ocorrer após a onda de casos da variante ômicron. No Brasil, essa onda foi registrada após as festas de fim de ano, somadas à diminuição dos cuidados com as medidas preventivas.
A nota afirma que, a partir de janeiro, o Brasil observou um aumento exponencial do número de casos de Covid-19. Antes da ômicron, a média móvel era de cerca de 77 mil casos em março e em junho de 2021. Já em 2022, a média móvel mais que dobrou e atingiu 189 mil casos.
A quantidade de óbitos também aumentou. Mas, se antes da ômicron, a taxa de letalidade chegou a 4%, atualmente, o pico da letalidade é de 0,4%, graças ao avanço da vacinação.
Até 90% dos internados não foram vacinados
A Fiocruz cita ainda o levantamento do Butantan, que aponta que de cada dez paciente internados, oito ou nove não são vacinados, e os outros dois pacientes que são vacinados, na maioria das vezes, são extremamente frágeis, com comorbidades ou idosos.
“A baixa vacinação facilita a circulação e surgimento de novas variantes. Em pessoas vacinadas e sem complicações prévias, a doença parece seguir um curso mais brando. No entanto, em pessoas não vacinadas e mesmo sem comorbidades ou fatores de risco, essa variante apresenta um risco para internação e óbitos. De forma indireta, a onda de ômicron valida os efeitos esperados para a vacinação da população”, afirma a nota técnica.
Maceió
O Município de Maceió investiu em infraestrutura, logística e pessoal qualificado para levar a imunização para toda a população.
Com a vacinação itinerante, que visita feiras e mercados, o ônibus da vacina, os corujões e outras ações, a capital está com cerca de 85% do público-alvo vacinados com a primeira dose, o que inclui crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos. Com a segunda dose estão 74% da população.
Entre as crianças de 5 a 11 anos, já são 35 mil vacinados, ou seja, cerca de 35% do público-alvo em um mês de campanha.
Para o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, que coordena a campanha de vacinação em Maceió, a meta do Município é imunizar toda a população. Ele reforça que, só assim, será possível alcançar o fim da pandemia e evitar que mais pessoas morram de covid-19.
“O alerta da Fiocruz só reforça a necessidade de as pessoas procurarem os pontos de vacinação o mais rápido possível para atualizar o seu cartão, tomando a primeira, a segunda ou a terceira dose de vacina. A Prefeitura mantém pontos em todas as regiões de Maceió, com horário estendido, atendimento aos sábados e domingos, então não há desculpa para não se vacinar. A vacina salva vidas e os números só comprovam o que a ciência já dizia desde o início da pandemia”, afirma Moura.
Maceió possui 37 pontos fixos de vacinação e, atualmente, está com o Ônibus da Vacina visitando os bairros da cidade. Confira aqui os locais onde se vacinar.
Últimas notícias

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado

PRF recupera veículos com identificação adulterada em municípios da Região Metropolitana de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
