Covid -19

Maceió ultrapassa média nacional de crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19

Ações voltadas ao público infantil, como estrutura especial e ampliação de pontos de imunização, garantem avanço

Por Secom Maceió 22/02/2022 14h02
Maceió ultrapassa média nacional de crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Maceió ultrapassa média nacional de crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19 - Foto: Secom Maceió

Maceió superou, nesta segunda-feira (21), o percentual de 40% de crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19. Com 39.192 de doses aplicadas, a capital alagoana alcança 40,17% do público pediátrico preconizado pelo Ministério da Saúde para a vacinação nesta campanha. O percentual está acima da média nacional, que é de 36,75% da população infantil vacinável, segundo o Vacinômetro Brasil.

Para avançar com a imunização pediátrica, a Prefeitura de Maceió preparou uma ambientação apropriada para garantir segurança e acolhimento às crianças, seguindo todas as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Inicialmente, os quatro pontos fixos que dispõem de estrutura especialmente voltada para a vacinação tiveram uma área destinada especificamente para este público, com atividades interativas, animação com personagens do universo infantil e trenzinho da criança.

Além da estrutura, a Prefeitura desenvolveu ações para fortalecer a campanha, com atividades nos finais de semana, incluindo Corujão no dia 5 de fevereiro; mobilização no Terminal do Osman Loureiro com todas as raias destinadas às crianças no dia 12 de fevereiro; e Domingo da Criança nos dias 23 e 30 de janeiro e 20 de fevereiro.

Novos pontos

Na última segunda-feira (21), a vacinação infantil chegou às unidades de saúde II Centro (Praça da Maravilha, Poço); Durval Cortez (Prado); Ouro Preto; Cláudio Medeiros (Rio Novo); Paulo Leal (Feitosa); Arthur Ramos (Henrique Equelman); Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (Ufal); e US Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce). Também foi ativado um ponto de vacinação pediátrica no Shopping Pátio (Cidade Universitária) e em escolas da Rede Municipal de Ensino.

Junto com estes novos pontos, a Prefeitura segue vacinando as crianças nos quatro pontos fixos instalados no Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e no Papódromo (Vergel do Lago), no horário das 9h às 16h, e no Maceió Shopping (Mangabeiras), das 9h às 21h.

Combate às informações falsas

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, em janeiro de 2021, a Prefeitura de Maceió tem buscado manter a população bem informada sobre os benefícios da vacinação. Para isso, tem seguido todas as orientações do órgão regulador, a Anvisa, buscando ouvir especialistas para reforçar essas informações. Desde o início da vacinação infantil, em 17 de janeiro, a Prefeitura tem se empenhado em contestar a disseminação de notícias falsas, buscando a validação de especialistas sobre a segurança das vacinas.

"As vacinas pediátricas são seguras, amplamente testadas para levar proteção às nossas crianças e ampliar a proteção contra a Covid-19", afirma o médico infectologista Renee Oliveira.

Confira documentação para vacinação pediátrica

Para vacinar o público de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação, CPF ou Cartão SUS.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a Caderneta de Vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da Certidão de Nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.