Prefeitura promove atividades para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis em Maceió
Unidades de Saúde da capital farão ações de alerta para o tema ao longo de uma semana
Com a proximidade do feriado de carnaval, a Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió alerta para a importância dos cuidados com a saúde, principalmente para evitar as infecções sexualmente transmissíveis. O uso de preservativos, tanto masculinos quanto femininos, são importantes aliados nesta luta.
Como em 2022, os festejos de carnaval estão suspensos devido à pandemia de Covid-19, as ações se concentram em Unidades de Saúde da capital e visam alertar os usuários sobre a importância da prevenção dessas infecções, além de fornecer informações sobre os locais onde as pessoas podem buscar ajuda e tratamento, em caso de infecções.
A gerente de IST/Aids e Hepatites Virais do município, Géssyca Melo, ressalta que o carnaval é um período em que as pessoas costumam estar mais vulneráveis a estes tipos de infecções.
“Nós realizamos ações de educação em saúde durante todo o ano para alertar sobre a importância da prevenção tanto para evitar doenças quanto uma gravidez indesejada. A prevenção e também o diagnóstico precoce são o melhor caminho”.
Uso do preservativo
A gerente reforça que com o uso do preservativo é possível evitar o contágio de diversas doenças como Aids, Hepatites B e C, sífilis, HIV, gonorreia, entre outras, estando disponível nos equipamentos públicos de saúde.
“É preciso lembrar que a precaução deve persistir durante todo o ano. A camisinha é o método contraceptivo mais barato e acessível, com distribuição gratuita em todas as nossas unidades de saúde”, completa Géssyca Melo.
Além das unidades de saúde, a população pode fazer a retirada de preservativos masculinos e femininos na recepção do prédio sede da Secretaria de Saúde e no Bloco I do PAM Salgadinho. Empresas privadas e outros órgãos públicos também podem solicitar preservativos à Gerência de ISTs para distribuição entre seus funcionários.
Em caso de infecção, onde buscar ajuda?
Os usuários que estejam com suspeita de infecções sexualmente transmissíveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima para a realização de testes rápidos. Em caso de infecção por sífilis, o paciente é tratado na própria unidade de saúde. Já se for um caso de HIV ou hepatites, o usuário é encaminhado para o Bloco I do PAM Salgadinho, local de referência para o tratamento dessas duas doenças.
Programação nas unidades de saúde – até sexta (25)
USF Village Campestre I
23/02 (manhã e tarde)
Salas de espera com as temáticas de sífilis, HIV e Aids
24/02 (manhã e tarde)
Salas de espera sobre os perigos do consumo de álcool
25/02 (manhã)
Encerramento das ações com salas de espera sobre IST, consumo excessivo de álcool e distribuição de material informativo
PAM Dique Estrada
24/02 (9h)
Sala de espera sobre IST e Covid-19 em época de carnaval
UBS Pitanguinha
22/02 e 24/02 (14h às 17h):
Sala de espera sobre prevenção de IST/Aids
USF Cláudio Medeiros (Rio Novo)
23/02 (manhã)
Ação educativa e realização de testes rápidos no anexo do Mercadinho do Renato (próximo à Unidade)
25/02 (manhã)
Pit Stop da prevenção na praça Padre Cícero, no Rio Nov