Política

Dia da Mulher: parlamentares alagoanas falam da importância da participação feminina na política

Redes sociais ficaram repletas de homenagens

Por 7Segundos 08/03/2022 16h04
Dia da Mulher: parlamentares alagoanas falam da importância da participação feminina na política
Assembleia Legislativa de Alagoas - Foto: Reprodução

Várias mulheres que são detentoras de cargos eletivos usaram as redes sociais, neste 8 de março, para falar das dificuldades e da importância da participação feminina na classe política, após vinte anos de lutas para garantir seus direitos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres representam a maioria dos eleitores do Brasil: 52,50% nas últimas eleições.

De acordo com a deputada estadual Fátima Canuto (PSC), que está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), destacou que as mulheres sempre são suas maiores influenciadoras. “A data já foi sinônimo de presenta com flores e parabenizar, mas cada ano que passa, o mês se aproxima mais de sua essência: a luta das mulheres pela igualdade de gênero”, escreveu.

A vereadora por Maceió, Teca Nelma (PSDB), aproveitou a data para participar de um ato pelas mulheres que acontece no Centro da Capital, e também protestou contra o governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). “Vamos em frente! Ainda há muito para conquistar! Aproveitando: Ele não!”, destacou mostrando um cartaz com uma imagem de Bolsonaro com um carimbo de bloqueado.

Já a deputada estadual Jó Pereira (MDB) pretendia fazer um discurso na Tribuna da ALE em homenagem ao Dia da Mulher, mas foi impedida pela falta de quórum. “Só estavam quatro deputados presentes. Mas eu aproveito essa oportunidade para desejar daqui, a partir desse vídeo, não da Tribuna da Casa como eu faria, um feliz dia internacional das mulheres”, disse.

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB), aproveitou a ocasião para enfatizar que seu mandato é em defesa das mulheres e pontuar a destinação de suas Emendas Parlamentares e proposituras. “R$ 3,7 milhões em ações pela valorização da mulher alagoana. R$ 10 milhões em crédito para mulheres empreendedoras de todo o Estado. Lei Liberdade para Menstruar, entre outras indicações e Projetos que se tornaram Leis”.

Na ALE, apenas cinco das vinte e sete cadeiras são ocupadas por mulheres. Já a Câmara Municipal de Maceió, possui apenas quatro representantes do sexo feminino, diante das vinte e cinco vagas no Legislativo municipal.