Professor Othoniel Pinheiro entra na disputa pela vaga de Desembargador do TJ-AL
Professor tentará se lançar como Desembargador
A eleição do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) na vaga do quinto constitucional da OAB-AL ganha um novo postulante a partir desta segunda-feira (14/03). Trata-se do constitucionalista e professor Doutor em Direito, Othoniel Pinheiro, que afirmou que o objetivo da pretensão é levar para o Judiciário alagoano a sua vivência como escritor de direito constitucional, bem como o seu histórico de defesa das minorias sociais e dos direitos e garantias fundamentais e por conhecer de perto a discriminação em razão de raça, credo, classe social, orientação sexual e outras formas de violência.
Acrescentou que uma de suas principais caraterísticas é a independência, elemento importante para julgar os processos com imparcialidade e isenção.
Othoniel Pinheiro é autor da coleção “Curso de Direito Constitucional” publicada em 3 volumes, Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Professor de Direito desde 2003, Defensor Público e palestrante.
Possui dezenas de artigos escritos em revistas especializadas, tendo larga trajetória em ações e movimentos contra a violência policial, contra projetos de lei que cerceavam pesquisas em escolas e universidades, contra o racismo estrutural, contra os excessos da operação lava jato, contra a violência em desfavor do grupo LGBTQIA+ e contra outros tipos de violações de direitos humanos.
“Um aspecto importante para este pleito é investigar as minhas atitudes passadas, minha independência e meu preparo para avaliar se eu tenho ou não o perfil para ocupar essa honrosa vaga da advocacia no Tribunal de Justiça de Alagoas”, finalizou Othoniel.
O QUE É O QUINTO CONSTITUCIONAL?
O art. 94 da Constituição Federal diz que 1/5 (um quinto) dos lugares dos Tribunais de Justiça dos Estados será composto de membros do Ministério Público, com mais de 10 (dez) anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de 10 (dez) anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
A Constituição também diz que, após recebidas as indicações da lista sêxtupla, o tribunal formará lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos vinte dias subseqüentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação.
Em Alagoas, com a ampliação de 15 (quinze) para 18 (dezoito) vagas de desembargador no Tribunal de Justiça, ficou obrigado que 4 dessas vagas sejam reservadas para o quinto constitucional. Ocorre que 3 (três) delas já estão preenchidas, sendo atualmente 2 (duas) ocupadas por representantes do Ministério Público e somente 1 (uma) por advogado. Ou seja, a nova vaga em aberto é direcionada à advocacia.
A OAB-AL já publicou o edital de eleição direta da lista sêxtupla no último dia 18 de fevereiro. De acordo com as regras estabelecidas, os advogados alagoanos vão às urnas no dia 8 de julho para escolher até seis nomes para a lista, que será enviada para o Tribunal de Justiça de Alagoas, que, por sua vez, vai escolher três nomes enviando os escolhidos para o Governador do Estado, a quem caberá a escolha final.
Advogados com mais de 10 (dez) anos de atividade profissional podem concorrer à vaga e as inscrições para concorrer ao pleito ocorrem entre os dias 17 de março e 13 de abril.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
