Alagoas

Na Ufal, gestão Tonholo é referência no desenvolvimento do esporte entre as universidades federais

Para o reitor, a competitividade esportiva deve criar novos valores para os estudantes

Por 7Segundos com Assessoria 22/03/2022 17h05
Na Ufal, gestão Tonholo é referência no desenvolvimento do esporte entre as universidades federais
A iniciativa promove o futebol feminino ente jovens de 6 a 17 anos - Foto: Assessoria

Em recente visita à Brasília, o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, apresentou ao Ministério da Cidadania os resultados parciais do projeto Academia e Futebol, desenvolvido na Universidade. Bastante elogiado e com indicativo de apoio à continuidade, o projeto foi ponto de pauta no Webinar Futebol e Mulher organizado pelo Ministério, nesta segunda-feira (22), por meio do Programa Integra Brasil. A iniciativa promove o futebol feminino para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.

“Por meio do esporte, os alunos aprendem a se dedicar e entendem que sempre há outra chance de mostrar seu potencial. A competitividade esportiva faz com que os estudantes aprendam a buscar sempre o seu melhor. Frequentar o espaço universitário para essas meninas e jovens, vai incutir valores e criar hábitos e vivências que estarão sempre presentes ao longo da vida”, destacou o reitor, Josealdo Tonholo.

Até agora, 85 crianças e adolescentes foram atendidas e o projeto conseguiu detectar talentos esportivos para participar do esporte de alto rendimento. O Academia e Futebol teve destaque no Campeonato Alagoano de Futebol Feminino de 2021, desde a organização até a inserção de atletas jovens, consagrando o CRB-Ufal campeão da temporada.

A Ufal abriu as portas para os treinos e para as seletivas, visando novos talentos. Aos poucos, os espaços do Complexo na universidade vão sendo ocupados por meninas em vulnerabilidade social que se apegam às propostas do esporte como mudança de vida. O Instituto de Educação Física e Esporte é responsável pela maior área do Campus A.C. Simões. São 47 mil metros quadrados que unem os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão.