Na Ufal, gestão Tonholo é referência no desenvolvimento do esporte entre as universidades federais
Para o reitor, a competitividade esportiva deve criar novos valores para os estudantes
Em recente visita à Brasília, o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, apresentou ao Ministério da Cidadania os resultados parciais do projeto Academia e Futebol, desenvolvido na Universidade. Bastante elogiado e com indicativo de apoio à continuidade, o projeto foi ponto de pauta no Webinar Futebol e Mulher organizado pelo Ministério, nesta segunda-feira (22), por meio do Programa Integra Brasil. A iniciativa promove o futebol feminino para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.
“Por meio do esporte, os alunos aprendem a se dedicar e entendem que sempre há outra chance de mostrar seu potencial. A competitividade esportiva faz com que os estudantes aprendam a buscar sempre o seu melhor. Frequentar o espaço universitário para essas meninas e jovens, vai incutir valores e criar hábitos e vivências que estarão sempre presentes ao longo da vida”, destacou o reitor, Josealdo Tonholo.
Até agora, 85 crianças e adolescentes foram atendidas e o projeto conseguiu detectar talentos esportivos para participar do esporte de alto rendimento. O Academia e Futebol teve destaque no Campeonato Alagoano de Futebol Feminino de 2021, desde a organização até a inserção de atletas jovens, consagrando o CRB-Ufal campeão da temporada.
A Ufal abriu as portas para os treinos e para as seletivas, visando novos talentos. Aos poucos, os espaços do Complexo na universidade vão sendo ocupados por meninas em vulnerabilidade social que se apegam às propostas do esporte como mudança de vida. O Instituto de Educação Física e Esporte é responsável pela maior área do Campus A.C. Simões. São 47 mil metros quadrados que unem os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
