Educação

Técnicos suspendem paralisação na Ufal, mas mantêm estado de greve

Com isso, as atividades normais serão retomadas, após serem paralisadas no último dia 23

Por 7Segundos 28/03/2022 16h04 - Atualizado em 28/03/2022 16h04
Técnicos suspendem paralisação na Ufal, mas mantêm estado de greve
Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas - Foto: Assessoria

Em assembleia nesta segunda-feira (28), os técnicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiram suspender a paralisação das atividades na instituição, mas mantiveram o estado de greve. Com isso, as atividades normais serão retomadas, após terem sido paralisadas no último dia 23.

O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (SINTUFAL), Marcos Gomes, contou em entrevista ao portal 7Segundos que a decisão foi tomada depois de uma reunião com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra).

Segundo Marcelo, das 69 instituições apenas a Ufal iria entrar em greve e, por ser um problema nacional, os técnicos da universidade perderiam a força na manifestação agindo sozinhos.

Marcelo também adiantou que nesta segunda haverá outra reunião com as universidades ligadas à Fasubra, para alinhar outros detalhes. Até o momento, as atividades estão mantidas e os funcionários irão colocar faixas e distribuir panfletos sobre as reivindicações.

Os técnicos reivindicam recomposição de salários de 19,99%, além da revogação da Emenda Constitucional 95, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal; e a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição 32, que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta.