Saúde

Pesquisa mostra que grávidas têm morrido mais por Covid; veja cenário de AL

Dados mostram que 27 mulheres grávidas morreram em AL

Por 7Segundos 05/04/2022 10h10
Pesquisa mostra que grávidas têm morrido mais por Covid; veja cenário de AL
Grávida - Foto: Reprodução

Uma pesquisa brasileira publicada no The Lancet América mostrou que o país é um dos locais onde mais grávidas morreram por Covid-19 e também quais as possíveis causas para os números alarmantes.

No total, foram 1.948 óbitos registrados, sendo a maioria deles ocorridos em 2021. Além disso, 59% delas não tinham fator anterior de risco ou comorbidades.

De acordo a publicação, a pesquisa descobriu que o sistema de saúde estava despreparado para recebê-las. Dentre os fatores encontrados, estava o atraso quando elas apresentavam os primeiros sintomas, a média de espera de sete dias para atendimento e outros fatores.

A pesquisadora Debora Diniz, professora da Universidade de Brasília, aponta na sequência a terceira razão da tragédia.

"Quando a paciente finalmente entrava no sistema, queriam salvar o feto em detrimento da paciente. Dos 25 casos entrevistados, 19 fetos sobreviveram. Diziam que os tratamentos intensivos interromperiam a gravidez. Não dá pra saber se eles salvariam as mulheres, mas eram a melhor medicina para o caso", diz.

Em Alagoas, dados do Observatório Obstétrico Brasileiro mostram que 27 mulheres grávidas morreram nos últimos dois anos, sendo o maior número registrado em 2021 (16), seguido de 2020 e 2022 (1).