Pesquisa mostra que grávidas têm morrido mais por Covid; veja cenário de AL
Dados mostram que 27 mulheres grávidas morreram em AL
Uma pesquisa brasileira publicada no The Lancet América mostrou que o país é um dos locais onde mais grávidas morreram por Covid-19 e também quais as possíveis causas para os números alarmantes.
No total, foram 1.948 óbitos registrados, sendo a maioria deles ocorridos em 2021. Além disso, 59% delas não tinham fator anterior de risco ou comorbidades.
De acordo a publicação, a pesquisa descobriu que o sistema de saúde estava despreparado para recebê-las. Dentre os fatores encontrados, estava o atraso quando elas apresentavam os primeiros sintomas, a média de espera de sete dias para atendimento e outros fatores.
A pesquisadora Debora Diniz, professora da Universidade de Brasília, aponta na sequência a terceira razão da tragédia.
"Quando a paciente finalmente entrava no sistema, queriam salvar o feto em detrimento da paciente. Dos 25 casos entrevistados, 19 fetos sobreviveram. Diziam que os tratamentos intensivos interromperiam a gravidez. Não dá pra saber se eles salvariam as mulheres, mas eram a melhor medicina para o caso", diz.
Em Alagoas, dados do Observatório Obstétrico Brasileiro mostram que 27 mulheres grávidas morreram nos últimos dois anos, sendo o maior número registrado em 2021 (16), seguido de 2020 e 2022 (1).
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
