Projeto Lê-Berdade gera impacto positivo na vida de apenados do sistema prisional alagoano
Retorno do projeto, após pandemia, preencher tempo de apenados e permite remissão de pena
Nas unidades prisionais de Alagoas um projeto que leva leitura impacta positivamente a vida dos apenados. A mudança é perceptível e chama a atenção de gestores que acompanham todo o processo. Retomado na semana passada, após o período mais crítico da pandemia ficar para trás, o Lê-Berdade avança e deve contemplar mais pessoas privadas de liberdade nos próximos meses.
“Esse Projeto Lê-Berdade beneficia nesse momento reeducandos nos módulos um e dois do Presídio Baldomero Cavalcanti, onde eles não estavam tendo acesso a trabalho ou estudo. Esta é a primeira oportunidade que estão tendo de participar de um projeto, agora com o Lê-Berdade. E o que percebemos é que eles estão extremamente entusiasmados por fazerem parte”, relata a coordenadora pedagógica da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Cinthia Pinheiro Messias, referindo-se ao período de mais intenso confinamento, provocado pela suspensão de algumas atividades, por causa da pandemia.
A pedagoga acrescenta, ainda, que o projeto “querendo ou não é um tipo de ocupação na mente deles [dos apenados], que vai dar oportunidade deles poderem participar da escola, do trabalho, de acordo com o comportamento”.
Um dos principais benefícios do projeto é permitir a redução da pena por meio da leitura, expediente legalmente denominado remissão de pena. “A gente achou que teria certo tipo de resistência em relação a eles, mas deu todo certo, eles estão bem entusiasmados e prestativos para fazerem o projeto dar certo e querem continuar. Eles realmente querem fazer o projeto andar. O primeiro impacto foi esse: a oportunidade que eles não tinham e tiveram agora. A gente percebeu que realmente eles estão querendo”, afirma Cinthia Pinheiro.
Segundo ela, o projeto foi iniciado recentemente no Baldomero Cavalcanti, com 40 apenados, mas a expectativa é beneficiar até 200 pessoas até dezembro.
“Depois disso vamos a todas as unidades. Mas para isso a equipe precisa crescer. Mas, se a gente ver que tem capacidade para agregar mais, vamos pegar mais dez, mais quinze, mais vinte e com previsão que até o final de novembro e início de dezembro a gente consiga chegar a 200 internos beneficiados. Para depois disponibilizar para outras unidades. Fazer um projeto grande, com equipe maior”, finaliza.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
