Tonholo defende importância da Propriedade Intelectual em evento
Mesa redonda foi realizada na sede da OAB/AL, no bairro de Jacarecica
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, participou de mesa redonda alusiva à comemoração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado dia 26 de abril. O evento foi realizado na Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-Al), em Jacarecica.
Na oportunidade, Tonholo trouxe a provocação aos estudantes de pós-graduação e advogados de se pensar a Propriedade Intelectual como indicativo maior de desenvolvimento local e econômico das cidades. Durante a apresentação, abordou o valor da academia, mercado e atores sociais.
"Devemos pensar em soluções que elevam o território local, afinal, os limites entre global e local mudaram bastante. Temos acesso a produtos globais e, muitas vezes, não conseguimos descolonizar essa lógica. Precisamos formar pessoal qualificado para que também priorize a academia e que a academia possa investir nesse aspecto para que mais atores participem dessa rede de transformação. É um reposicionamento coletivo de interpretar a economia do conhecimento", afirmou Tonholo.
Ainda segundo o reitor, iniciativas de qualificação intelectual com vocação prática - a exemplo do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual (PROFNIT) - têm gerado produtos exitosos em todo Brasil.
"Por se tratar de um mestrado profissional em rede, alunas e alunos tem desenvolvido produtos que atendem a demandas de mercado, que aperfeiçoam serviços e que trazem novas perspectivas acadêmicas voltadas a resultados práticos", completou o reitor.
Além do reitor, também palestraram o professor Querino Mallmann, da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), a doutoranda em Propriedade Intelectual, Milla Pasan, e a diretora científica do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Silvia Uchôa.
Últimas notícias
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente que matou adolescente no Trapiche
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
