Tonholo defende importância da Propriedade Intelectual em evento
Mesa redonda foi realizada na sede da OAB/AL, no bairro de Jacarecica
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, participou de mesa redonda alusiva à comemoração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado dia 26 de abril. O evento foi realizado na Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-Al), em Jacarecica.
Na oportunidade, Tonholo trouxe a provocação aos estudantes de pós-graduação e advogados de se pensar a Propriedade Intelectual como indicativo maior de desenvolvimento local e econômico das cidades. Durante a apresentação, abordou o valor da academia, mercado e atores sociais.
"Devemos pensar em soluções que elevam o território local, afinal, os limites entre global e local mudaram bastante. Temos acesso a produtos globais e, muitas vezes, não conseguimos descolonizar essa lógica. Precisamos formar pessoal qualificado para que também priorize a academia e que a academia possa investir nesse aspecto para que mais atores participem dessa rede de transformação. É um reposicionamento coletivo de interpretar a economia do conhecimento", afirmou Tonholo.
Ainda segundo o reitor, iniciativas de qualificação intelectual com vocação prática - a exemplo do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual (PROFNIT) - têm gerado produtos exitosos em todo Brasil.
"Por se tratar de um mestrado profissional em rede, alunas e alunos tem desenvolvido produtos que atendem a demandas de mercado, que aperfeiçoam serviços e que trazem novas perspectivas acadêmicas voltadas a resultados práticos", completou o reitor.
Além do reitor, também palestraram o professor Querino Mallmann, da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), a doutoranda em Propriedade Intelectual, Milla Pasan, e a diretora científica do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Silvia Uchôa.
Últimas notícias
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
