Maceió

Tonholo defende importância da Propriedade Intelectual em evento

Mesa redonda foi realizada na sede da OAB/AL, no bairro de Jacarecica

Por 7Segundos com assessoria 29/04/2022 13h01
Tonholo defende importância da Propriedade Intelectual em evento
O reitor da UFAL, Josealdo Tonholo - Foto: Reprodução/Assessoria

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, participou de mesa redonda alusiva à comemoração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado dia 26 de abril. O evento foi realizado na Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-Al), em Jacarecica.

Na oportunidade, Tonholo trouxe a provocação aos estudantes de pós-graduação e advogados de se pensar a Propriedade Intelectual como indicativo maior de desenvolvimento local e econômico das cidades. Durante a apresentação, abordou o valor da academia, mercado e atores sociais.

"Devemos pensar em soluções que elevam o território local, afinal, os limites entre global e local mudaram bastante. Temos acesso a produtos globais e, muitas vezes, não conseguimos descolonizar essa lógica. Precisamos formar pessoal qualificado para que também priorize a academia e que a academia possa investir nesse aspecto para que mais atores participem dessa rede de transformação. É um reposicionamento coletivo de interpretar a economia do conhecimento", afirmou Tonholo.

Ainda segundo o reitor, iniciativas de qualificação intelectual com vocação prática - a exemplo do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual (PROFNIT) - têm gerado produtos exitosos em todo Brasil.

"Por se tratar de um mestrado profissional em rede, alunas e alunos tem desenvolvido produtos que atendem a demandas de mercado, que aperfeiçoam serviços e que trazem novas perspectivas acadêmicas voltadas a resultados práticos", completou o reitor.

Além do reitor, também palestraram o professor Querino Mallmann, da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), a doutoranda em Propriedade Intelectual, Milla Pasan, e a diretora científica do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Silvia Uchôa.