900kg de alimentos estragados são retirados de mercados em Maceió
Ação da Vigilância Sanitária retirou produtos nos bairros da Levada, Jacintinho, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins
Em mais um fim de semana de fiscalizações na capital alagoana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, no sábado (30) e domingo (1º), 900 kg de produtos perecíveis e não perecíveis impróprios para consumo humano. O trabalho ocorreu em supermercados, frigoríficos e laticínios dos bairros Levada, Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes.
Durante as fiscalizações, os fiscais do órgão observaram as condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos. Entre os produtos apreendidos e retirados da exposição à venda estavam carne bovina e suína, linguiça calabresa, mortadela, leite e biscoitos.
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, as ações de fiscalização são rotineiras e têm o propósito de levar orientação aos empreendimentos sobre a forma correta de comercialização alimentícia.
“A fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária são de rotina. Estamos sempre nas ruas de Maceió, levando aos comerciantes orientações sobre a importância de manter as normas sanitárias para que a saúde da população seja assegurada. Nosso intuito não é punir, mas orientar e educar a população”, ressalta o coordenador.
Os locais onde houve o recolhimento dos alimentos impróprios para consumo foram notificados e poderão receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso. Os alimentos apreendidos foram encaminhados ao descarte no aterro sanitário de Maceió.
Ações educativas
Além do recolhimento de alimentos fora do prazo de validade, durante o fim de semana, a Vigilância Sanitária também esteve no Mercado da Produção (Levada), Mercado do Jacintinho, Feirinha do Tabuleiro e feiras do Benedito Bentes I e II, levando ações educativas por meio da entrega de máscaras descartáveis e de panfletos informativos, com o objetivo de orientar comerciantes e consumidores a comercializar e adquirir, respectivamente, produtos dentro do prazo de validade.
Disque Denúncia e WhatsApp
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
