900kg de alimentos estragados são retirados de mercados em Maceió
Ação da Vigilância Sanitária retirou produtos nos bairros da Levada, Jacintinho, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins

Em mais um fim de semana de fiscalizações na capital alagoana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, no sábado (30) e domingo (1º), 900 kg de produtos perecíveis e não perecíveis impróprios para consumo humano. O trabalho ocorreu em supermercados, frigoríficos e laticínios dos bairros Levada, Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes.
Durante as fiscalizações, os fiscais do órgão observaram as condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos. Entre os produtos apreendidos e retirados da exposição à venda estavam carne bovina e suína, linguiça calabresa, mortadela, leite e biscoitos.
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, as ações de fiscalização são rotineiras e têm o propósito de levar orientação aos empreendimentos sobre a forma correta de comercialização alimentícia.
“A fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária são de rotina. Estamos sempre nas ruas de Maceió, levando aos comerciantes orientações sobre a importância de manter as normas sanitárias para que a saúde da população seja assegurada. Nosso intuito não é punir, mas orientar e educar a população”, ressalta o coordenador.
Os locais onde houve o recolhimento dos alimentos impróprios para consumo foram notificados e poderão receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso. Os alimentos apreendidos foram encaminhados ao descarte no aterro sanitário de Maceió.
Ações educativas
Além do recolhimento de alimentos fora do prazo de validade, durante o fim de semana, a Vigilância Sanitária também esteve no Mercado da Produção (Levada), Mercado do Jacintinho, Feirinha do Tabuleiro e feiras do Benedito Bentes I e II, levando ações educativas por meio da entrega de máscaras descartáveis e de panfletos informativos, com o objetivo de orientar comerciantes e consumidores a comercializar e adquirir, respectivamente, produtos dentro do prazo de validade.
Disque Denúncia e WhatsApp
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.
Últimas notícias

Adolescentes vão à polícia denunciar o pai por ameaça de morte no município de Água Branca

Homem é morto a tiros no Conjunto Osman Loureiro, em Maceió

Homem condenado pela Justiça sergipana é preso em Piaçabuçu, em Alagoas

Servidores da Prefeitura de Penedo são capacitados em Primeiros Socorros

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Laboratório da Ufal inicia inscrições para o 1º Desafio de Inovação Aberta do Sertão alagoano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
