Marx Beltrão diz que novo piso salarial de enfermeiros deve ser aprovado com "urgência"
O parlamentar, apoiador do PL, disse que é inadmissível que a matéria ainda não tenha sido aprovada
A Câmara dos Deputados pode analisar e votar, na tarde desta terça-feira (3), o projeto de lei (PL) 2.564/2020, que institui piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Caso não haja tempo, a votação poderá ficar para quarta-feira (4), data que já era aguardada por dirigentes e movimentos de apoio à causa, muitos com viagem marcada para Brasília (DF).
O deputado federal Marx Beltrão (PP), apoiador desde o início da aprovação do Piso, voltou a destacar nesta terça-feira que “esta matéria precisa ser aprovada e precisa entrar em vigor com urgência”. Ainda segundo Marx, é “inadmissível que uma matéria tão importante, com tanto impacto positivo em categorias profissionais que ajudam a salvar vidas e são fundamentais a sistema nacional de saúde, ainda não tenha passado integralmente pelo crivo do Congresso Nacional”.
O tema tem mobilizado a categoria e angariado apoio popular, especialmente com a visibilidade adquirida pelos profissionais de enfermagem ao longo da pandemia. O PL está previsto, entre outros assuntos, na pauta da sessão, mas pode acabar ficando para outro dia da semana, conforme a assessoria de imprensa da Câmara. A proposta prevê remuneração mínima inicial de R$ 4.750 para enfermeiros, a ser paga por serviços de saúde públicos e privados em todo o Brasil.
Marx Beltrão não só reforçou seu apoio ao Projeto como reiterou que “seguirá trabalhando e articulando seu partido, o PP, em prol do máximo de votos pela aprovação desta matéria, fazendo justiça a estes profissionais e suas famílias”. Além dos enfermeiros, outras categorias serão beneficiadas pelo projeto (PL) 2.564/2020. Para as demais funções, haverá proporcionalidade: 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras. Os salários serão corrigidos todos os anos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), conforme o texto.
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
