Geral

É fake que Prefeitura não tenha plano de prevenção para o período chuvoso

Prefeitura de Maceió está combatendo as fake news

Por 7Segundos 04/05/2022 10h10
É fake que Prefeitura não tenha plano de prevenção para o período chuvoso
Prefeitura de Maceió combate notícias falsas - Foto: Reprodução

Documento apresenta ações já realizadas e prevê medidas de acordo com o tipo de alerta

Circula nas redes sociais de uma parlamentar de Maceió que a cidade não teria um plano de contingência para o período chuvoso. Não é verdade. O município elaborou, em 2021, o documento Previne Maceió. Diversas ações previstas no plano já foram realizadas e outras continuam sendo implementadas.

Uma das postagens usou a notícia de uma menina que foi sugada por um poço de visita durante as chuvas, nessa segunda-feira (02), para insinuar que a Prefeitura não teria um planejamento para prevenir problemas após as chuvas. Na verdade, o fato aconteceu após moradores retirarem as tampas dos bueiros, o que não deve ser feito, como alertou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

O que é mentira?


É falso afirmar que o Município não tenha um plano de contingência para prevenir acidentes provocados pela chuva.

O que é verdade, então?


A Prefeitura de Maceió conta com um plano de ação preventivo para o período chuvoso chamado de Previne Maceió, elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maceió. Uma equipe formada por várias secretarias iniciou o trabalho de prevenção em abril de 2021 e, após a execução de ações durante o inverno do primeiro ano da gestão, o Município organizou e concluiu o documento.

O plano apresenta as áreas do município sujeitas a riscos, a metodologia do monitoramento e os tipos de alertas, medidas preventivas ou emergenciais e o cronograma destas medidas. A tabela do protocolo de monitoramento para o período de chuva define os níveis operacionais em normalidade, observação, atenção, alerta muito alto e alerta máximo.

O cronograma de medidas preventivas informa quais ações foram realizadas e as que ainda serão executadas. Em 2021, por exemplo, a Prefeitura iniciou e concluiu em quatro meses o levantamento das áreas de risco para instalação de lonas e outras obras de infraestrutura. A instalação das lonas foi iniciada em fevereiro e está prevista para ser concluída em junho. A maioria das ações é executada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Além das ações informadas no plano, a Prefeitura de Maceió já adotou várias medidas que preveniram diversos transtornos durante o período chuvoso.

O município ampliou o serviço de drenagem e limpeza de galerias de águas pluviais. Foram mais de 400 toneladas de lixo recolhidos de galerias, bocas de lobo, caixas de drenagem e poços de visita entre 2021 e março de 2022.

Outra iniciativa que evitou alagamentos e transtornos com as chuvas foi a implantação de redes de contenção nos canais, para reter o lixo descartado irregularmente que acaba desaguando em cursos de água. Além do trabalho da Sudes, as ações conjuntas da Prefeitura incluíram as obras preventivas em cinco encostas. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) construíram as contenções na Grota Bom Jesus, no Benedito Bentes; na Grota São Rafael, entre os bairros do Jacintinho e Mangabeiras; e na Grota do Aterro, localizada na Rotary.