Marx Beltrão mobiliza votação para barrar aumento na conta de energia
Deputado tenta articular votos para cancelar último aumento

O deputado federal Marx Beltrão (PP) é um dos articuladores na Câmara dos Deputados da luta pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 94/2022. Na prática, o Projeto cancela o último aumento na tarifa de energia elétrica de 20% autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que já está sendo cobrado pela Equatorial em Alagoas. Beltrão tem se destacado na defesa desta causa, tendo não somente criticado o reajuste como buscado, por meios oficiais, a suspensão do aumento e a prestação de um serviço de energia eficiente e a preço justo para os alagoanos.
Além de articular a aprovação do PDL, Marx Beltrão também defendeu a tramitação de requerimento de urgência para que o Projeto tenha avaliação prioritária na Câmara dos Deputados. “Queremos barrar o reajuste da energia elétrica. Está na pauta da Câmara o requerimento de urgência para votarmos o PDL nº 94/2022 que susta os efeitos da autorização que a Aneel deu para a Equatorial Energia encarecer em 19,88% a tarifa dos alagoanos. Só nos últimos dois anos quase 40% de reajuste foi autorizado pela agência. É um abuso com o consumidor. Vamos aprovar o projeto e derrubar esse aumento”, afirmou Beltrão por meio de suas redes sociais.
“Este aumento de 20% parece um ‘mimo’ que a Aneel dá a Equatorial, sendo que quem vai pagar a conta, mais uma vez, é o consumidor alagoano de energia. Parece até que a Aneel é sócia da Equatorial, porque não é possível que não haja bom senso e justiça para se considerar o óbvio: de que 20% de aumento é algo bastante abusivo, descabido, vergonhoso e humilhante para com nossa gente. Vamos lutar até o fim, mas a Equatorial não pode ter lucros cada vez mais bilionários e astronômicos às custas do bolso de nossa gente sofrida. Não vou me conformar e não vou parar minha luta em defesa desta causa”, reiterou Marx Beltrão.
Em seu texto, o PDL nº 94/2022 reitera que “de maneira geral, os consumidores brasileiros têm arcado com custos de energia elétrica cada vez mais crescentes e que, no caso dos consumidores residenciais, muitas vezes excedem sobremaneira sua capacidade de pagamento. O reajuste ora aprovado pela Aneel é um exemplo claro do descolamento entre os percentuais de aumento concedidos, os quais são superiores a três vezes o índice oficial de inflação no Brasil, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cuja previsão do Banco Central para 2022 é de 7,1%”.
Veja também
Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Ministro Renan Filho lança obra do VLT em Arapiraca nesta segunda (07)

Resultado do Concurso de Tradições Nordestinas será divulgado nesta sexta (04)

Câmara aprova projeto de Alfredo Gaspar que endurece pena para crimes hediondos

Traficante é preso escondido com drogas em barraco improvisado no Pilar

Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado com maconha durante abordagem em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
