Marx Beltrão mobiliza votação para barrar aumento na conta de energia
Deputado tenta articular votos para cancelar último aumento
O deputado federal Marx Beltrão (PP) é um dos articuladores na Câmara dos Deputados da luta pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 94/2022. Na prática, o Projeto cancela o último aumento na tarifa de energia elétrica de 20% autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que já está sendo cobrado pela Equatorial em Alagoas. Beltrão tem se destacado na defesa desta causa, tendo não somente criticado o reajuste como buscado, por meios oficiais, a suspensão do aumento e a prestação de um serviço de energia eficiente e a preço justo para os alagoanos.
Além de articular a aprovação do PDL, Marx Beltrão também defendeu a tramitação de requerimento de urgência para que o Projeto tenha avaliação prioritária na Câmara dos Deputados. “Queremos barrar o reajuste da energia elétrica. Está na pauta da Câmara o requerimento de urgência para votarmos o PDL nº 94/2022 que susta os efeitos da autorização que a Aneel deu para a Equatorial Energia encarecer em 19,88% a tarifa dos alagoanos. Só nos últimos dois anos quase 40% de reajuste foi autorizado pela agência. É um abuso com o consumidor. Vamos aprovar o projeto e derrubar esse aumento”, afirmou Beltrão por meio de suas redes sociais.
“Este aumento de 20% parece um ‘mimo’ que a Aneel dá a Equatorial, sendo que quem vai pagar a conta, mais uma vez, é o consumidor alagoano de energia. Parece até que a Aneel é sócia da Equatorial, porque não é possível que não haja bom senso e justiça para se considerar o óbvio: de que 20% de aumento é algo bastante abusivo, descabido, vergonhoso e humilhante para com nossa gente. Vamos lutar até o fim, mas a Equatorial não pode ter lucros cada vez mais bilionários e astronômicos às custas do bolso de nossa gente sofrida. Não vou me conformar e não vou parar minha luta em defesa desta causa”, reiterou Marx Beltrão.
Em seu texto, o PDL nº 94/2022 reitera que “de maneira geral, os consumidores brasileiros têm arcado com custos de energia elétrica cada vez mais crescentes e que, no caso dos consumidores residenciais, muitas vezes excedem sobremaneira sua capacidade de pagamento. O reajuste ora aprovado pela Aneel é um exemplo claro do descolamento entre os percentuais de aumento concedidos, os quais são superiores a três vezes o índice oficial de inflação no Brasil, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cuja previsão do Banco Central para 2022 é de 7,1%”.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
