Polícia

PF deflagra operação para prender quadrilha que fraudava Auxílio-Emergencial

Ao todo, 40 policiais federais participam da operação policial

Por 7segundos com assessoria 10/05/2022 09h09
PF deflagra operação para prender quadrilha que fraudava Auxílio-Emergencial
Operação APATE - Foto: Assessoria

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (10), a Operação APATE, com o cumprimento de dez mandados de mandado de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Maceió, com objetivo de desarticular associação criminosa que fraudava Auxílio-Emergencial.

Ao todo, 40 policiais federais participam da operação policial, para o devido cumprimento de nove mandados em Alagoas um em Pernambuco.

A investigação iniciou ano passado, quando alguns donos de lotéricas identificaram que determinados funcionários estariam sendo cooptados pela associação criminosa, informando tal fato à Polícia Federal.

O meio fraudulento empregado consistia na ativação indevida do aplicativo CAIXA TEM, realizada pelos empregados cooptados, com o cadastramento e validação imprópria de inúmeros CPFs, o que ensejou vários pagamentos fraudulentos de auxílios emergenciais, em prejuízo ao Erário Público Federal.

Na mitologia grega, Apate era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude. Foi, junto com o seu correspondente masculino Dolos (o espírito das ardilosidades), um dos espíritos que saíram da caixa de Pandora.