Governo pede para que se pare de colher planta-pênis carnívora no Camboja
As autoridades alegaram que a prática generalizada está aumentando o risco de extinção da espécie
O governo do Camboja solicitou que as pessoas parem de colher uma planta carnívora rara, conhecida como "planta-pênis", por se assemelhar muito com a genitália masculina humana. As autoridades alegaram que a prática generalizada está aumentando o risco de extinção da espécie.
A declaração foi feita no dia 11 de maio pelo Ministério do Meio Ambiente do país no Facebook. Na publicação, são destacadas as imagens de três mulheres arrancando as plantas de suas raízes e posando com elas em fotos posteriormente compartilhadas nas redes sociais delas, informou o jornal local Khmer Times.
Diante dos impactos ambientais da brincadeira, o ministério fez um pedido aos habitantes de Bokor Mountain, na cidade de Kampot, para que deixassem a planta em paz. "O que eles estão fazendo é errado. Por favor, não o façam novamente no futuro! Obrigado por amar a natureza, mas não as colham, para que não as percamos".
A planta-pênis, chamada Nepenthes bokorensis, é uma espécie carnívora típica das cadeias de montanhas do sul do Camboja e que pode chegar aos 7 metros de altura. Ela se alimenta de formigas e insetos e não é fácil de ser localizada por pesquisadores.
Em entrevista ao site LiveScience, o ilustrador botânico François Mey, um dos descobridores da planta, disse que apanhá-la pode parecer divertido à primeira vista, no entanto, as pessoas precisam se conscientizar de que esse ato compromete a sobrevivência da planta.
"Se as pessoas quiserem tirar selfies com as plantas, não há problema nenhum. Apenas não as segurem ou arranquem do solo, porque pode as enfraquecer, é por esta via que elas se alimentam", alertou.
As Nepenthes bokorensis vivem em solos com baixo teor de nutrientes, complementando sua dieta com insetos vivos, e usando seu néctar e um perfume doce para atrair presas.
Os insetos se alimentam do néctar ao redor da boca das folhas modificadas das plantas-pênis assim que ficam maduras. Quando os insetos caem dentro dessa cavidade, eles se afogam em fluidos digestivos e as plantas absorvem seus nutrientes.
Em contrapartida, os habitats naturais de plantas carnívoras no Camboja diminuíram em virtude da expansão agrícola em reservas naturais e ao crescimento da indústria do turismo em áreas protegidas, de acordo com um estudo de 2021 destacado no Cambodian Journal of Natural History.
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
