Agentes operacionais visitam áreas mais críticas da capital
Órgão orienta moradores e realizar vistoria nas encostas
Desde a manhã desta sexta-feira (20), agentes operacionais e sociais da Defesa Civil de Maceió estão visitando os bairros com maior número de pontos de risco na capital. Com a previsão de chuvas intensas para o final de semana, o órgão está de prontidão para atender possíveis chamados da população.
“Toda a Defesa Civil está à disposição da população e o trabalho já iniciou. Nossos agentes estão nas ruas, nossa missão é salvaguardar vidas”, enfatiza o coordenador geral, Abelardo Nobre.
Um trabalho preventivo já foi realizado desde o mês de janeiro para diminuir as possibilidades de graves ocorrências. Em conjunto com outras secretarias, a Defesa Civil monitora as 577 áreas de risco mapeadas pelo Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), divididas em baixo, médio, alto e altíssimo risco.
De forma não definitiva são aplicadas lonas nas barreiras para diminuir o risco de deslizamento. Já são mais de 29.062m² colocados em 171 pontos. Além disso, a diretoria social conta com o apoio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), que são voluntários disponíveis em diversas áreas de vulnerabilidade.
Os agentes operacionais realizam vistorias diariamente e atendem os chamados da população para ocorrências como deslizamento de massa nas encostas, colapso de residências, alagamento/inundação e queda de árvores sobre edificações.
Por meio do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC), o órgão acompanha em tempo real a situação climática da capital, com o objetivo de alertar e ajudar as famílias as saírem das casas quando há necessidade.
A população pode receber os avisos e alertas da Defesa Civil cadastrando o CEP da localidade que mora, enviando um SMS para o número 40199.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
