Política

[Vídeo] Confira a cobertura de evento com Lula que reuniu mais de 6 mil pessoas em Maceió

Candidato à presidência esteve em Alagoas na sexta-feira (17) como parte da viagem pelo Nordeste

Por 7Segundos 20/06/2022 10h10 - Atualizado em 20/06/2022 11h11
[Vídeo] Confira a cobertura de evento com Lula que reuniu mais de 6 mil pessoas em Maceió
Políticos e multidão prestigiaram Bolsonaro em passagem por Alagoas - Foto: Assessoria

O evento que reuniu mais de 6 mil pessoas - de acordo com a organização - no Centro de Convenções de Maceió foi o ponto alto da passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Alagoas na última sexta-feira (17). Confira a cobertura completa do 7Segundos.

(continua após o vídeo)


O pré-candidato, que tenta o terceiro mandato na presidência da república, voltou a Alagoas cinco anos depois de sua última visita, quando recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Estadual de Alagoas, junto com o vice da sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB) e contou com as presenças de representantes dos partidos MDB, PV, PCdoB, Solidariedade e a representação nacional do PSOL.

Antes do início do evento, problemas na organização geraram empurra-empurra do povo que se aglomerava no Centro de Convenções. Um bolsonarista se infiltrou em meio à multidão de apoiadores do Lula e acabou sendo expulso do local.

O ex-presidente recebeu elogios e trocou afagos com influentes políticos alagoanos, como o senador Renan Calheiros (MDB) e o ex-governador Renan Filho (MDB). Eles enfatizaram o apoio político ao ex-presidente e fizeram críticas a atual política econômica e de saúde pública. 

O governador Paulo Dantas (MDB) afirmou que Lula foi o maior presidente que o Brasil já teve. O combate à pobreza, carro-chefe da campanha de Lula, também foi mencionado por Dantas. Segundo ele, apesar de Alagoas ter avançado nos últimos sete anos, a extrema pobreza aumentou no Estado.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa discursou representando todos os prefeitos alagoanos e destacou os investimentos de Lula na Educação, como a interiorização das universidades federais e o programa Ciência sem Fronteiras.

A visita de Lula a Alagoas também foi marcada por uma polêmica: a declaração do ex-presidente de que em 1998, intercedeu junto ao então presidente Fernando Henrique Cardoso para extradição dos seqüestradores estrangeiros do empresário Abílio Diniz. O pré-candidato à presidência falou também da influência do ministro da justiça da época, Renan Calheiros, para “soltar” os envolvidos que faziam greve de fome.