Escola Municipal em Pilar é reinaugurada nesta segunda-feira (20)
A reforma da Escola Municipal Professora Jacy da Costa Ayres foi concluída na tarde de hoje
Se Pilar vive um novo momento é porque a gestão municipal prioriza a educação, com foco na oferta de oportunidades, do investimento em tecnologia à valorização do servidor. E nesta segunda-feira (20), a comunidade do bairro Santa Luzia, na Chã do Pilar, voltou a contar com um importante equipamento público. É que a Escola Municipal Professora Jacy da Costa Ayres foi reinaugurada após uma ampla reforma, o que não acontecia desde o ano de 2007.
São quase 1 mil metros quadrados de área construída na Rua do Forno, localidade que, até pouco tempo, era conhecida por concentrar altos índices de violência. Totalmente equipada, a unidade tem seis salas de aula, biblioteca, refeitório e laboratório de informática, além das salas de reforço e atendimento educacional especializado, sendo todas climatizadas. Cozinha e despensa foram ampliadas, assim como os banheiros, enquanto as fachadas foram revitalizadas por completo.
Ao todo, 280 alunos do 1º ao 5º ano serão beneficiados com a escola que vai funcionar em tempo integral, com direito a cinco refeições diárias e educação física no contraturno. Já são 8.859 jovens e adultos matriculados na rede municipal, contra 7.725 estudantes em 2021, perfazendo, assim, um acréscimo de 14,7% no período.
Com a reabertura da escola que ainda recebeu uma área coberta para eventos, a Prefeitura fortalece o processo de ensino e aprendizagem no Pilar, acolhendo também os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), como explica a diretora da unidade, Ivoneide Félix.
“Assim como acontece aos alunos de toda a rede, todos poderão usar a estrutura do nosso complexo esportivo, que fica em frente à escola. Ganhamos uma estrutura de primeiro mundo. Tenho muito orgulho de integrar a equipe da Jacy Ayres, e o nosso sentimento é de gratidão pelo grande trabalho que vem sendo feito em nosso município”, disse a professora.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Clewinho Cavalcante, por sua vez, destacou a importância do equipamento para se combater males como a ociosidade. “O professor vai desempenhar suas tarefas com muito mais amor porque estamos ofertando o que há de melhor, evitando que nossas crianças perambulem pelas ruas. A gestão do prefeito Renato Filho, inclusive, já comprou duas escolas. Hoje, o pai de aluno aposta na escola pública porque, no Pilar, estudar na rede municipal é melhor do que na privada”, comentou o secretário, acrescentando que a Jacy Ayres já começa a funcionar, nesta segunda-feira (20), como colônia de férias, em razão do recesso escolar de 15 dias.
Já o prefeito Renato Filho não conseguiu esconder a satisfação em poder entregar mais uma escola. “Inaugurar uma escola é sempre muito gratificante. E aqui, como de costume, não demos uma pincelada. Mudamos de verdade a estrutura de um prédio que ficou melhor do que muitas escolas particulares. Afinal, trabalhamos como se os alunos fossem nossos filhos, garantindo perspectiva à população pilarense, que, hoje, não se contenta com pouco. O Pilar merece muito mais, e é por isso que avançamos ano após ano”, discursou Renato.
Durante a solenidade que também contou com a presença da deputada estadual Fátima Canuto, o prefeito lembrou outros desafios que, segundo ele, devem superados nos próximos dois anos. Um deles é erradicar a extrema pobreza no município.
“Com programas sociais e geração de emprego e renda, já reduzimos a extrema pobreza pela metade. Os ciclos se fecham, mas ainda temos muito a fazer. Nosso trabalho será lembrado pelos próximos cinquenta anos”, emendou o gestor, acrescentando que, na próxima quinta-feira (23), serão abertas duas mil vagas em cursos profissionalizantes para beneficiários do programa municipal de transferência de renda direta, o Bolsa Viva Bem.
Últimas notícias
Flávio terá reuniões com Netanyahu e premiês do Bahrein e Catar
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Com portas fechadas nesta sexta (23), Maré de Rica se prepara para um sábado de novidades
Motociclista morre após colisão com poste na Cidade Universitária em Maceió
Assassinato de supervisor da base do CRB foi premeditado e teve fuga planejada
Hospital do Coração Alagoano é reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
