Prefeitura de Maceió cria call center para atender casos de arboviroses
Canal passa a funcionar a partir desta quarta-feira (22)

A Saúde de Maceió agora conta com o Call Center de Arboviroses. O canal de comunicação, que passa a funcionar a partir desta quarta-feira (22), foi criado para que maceioenses acometidos por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti- dengue, chikungunya e zika- possam tirar dúvidas e receber o devido direcionamento de acordo com o estágio e características da enfermidade adquirida. A assistência será realizada por médicos e enfermeiros do município por meio do número 156 - opção 5 - e funcionará de segunda a sexta, das 9h às 17h.
A coordenadora da Atenção Especializada da Saúde, Sandra Torres, ressaltou que o serviço beneficiará duplamente a população porque, além de ofertar atendimento aos maceioenses acometidos pelas enfermidades, também funcionará como banco de dados para aperfeiçoar as ações de combate à proliferação do vetor.
“A medida em que formos prestando assistência aos maceioenses, também estaremos catalogando os dados do atendimento, que servirão como base para que possamos entender melhor o cenário de nossa cidade e, dessa forma, criar ações ainda mais eficazes de combate ao vetor”, explicou.
Durante o atendimento, o usuário responderá uma série de perguntas para que os profissionais identifiquem o atual estágio da doença e possam encaminhá-la para os serviços disponíveis no município.
Torres explica que, para cada estágio, há um encaminhamento diferente e, por este motivo, a criação do Call Center tornou-se imperativa. “Com esse serviço, analisaremos de forma individual cada caso e, só depois disso, daremos orientações e informaremos para onde o usuário deverá se direcionar. Isso permitirá que os pacientes tomem as providências de acordo com sua própria necessidade e se recuperem mais rápido da doença”, disse.
Aedes aegypti em Maceió
O Boletim Epidemiológico Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika - Semana Epidemiológica 01 a 22/2022, da Secretaria de Saúde de Maceió, indicou aumento considerável do número de notificações das três doenças em relação ao mesmo período de 2021. De acordo com o documento, a cidade apresentou um crescimento de 622,91% nas notificações de casos de dengue, 1726,92% de Chikungunya e 92,30% de Zika vírus.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer

Prefeitura de Arapiraca realiza 5ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” nesta quinta (23)

Junqueiro sedia o Festival “Fique Leve” e recebe usuários do CAPS de toda a região

Suspeito de atirar em motociclista durante briga de trânsito em Penedo é indiciado pela Polícia Civil

Caso Maria Katharina: Justiça revoga prisão de pai da criança encontrada morta em estábulo
![[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/wQNu4mzCv0ASH9TbT1KGVz2zy-Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1de2da43-9033-426f-a2c8-fb2ed70f3d87.jpeg)
[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
