Sesau inicia Mutirão de Avaliação para a Maratona de Cirurgias em Maceió
Ação ocorre até esta terça-feira (28), no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (27), mais uma etapa do Mutirão de Avaliação para a Maratona de Cirurgias. A ação está ocorrendo no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, em Maceió, e se estende até esta terça-feira (28), onde a população tem acesso a consultas e exames pré-cirúrgicos.
Criada pela Sesau, a Maratona de Cirurgias tem como objetivo zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, em decorrência da Pandemia da Covid-19, e vai contemplar alagoanos até novembro deste ano. A primeira e a segunda etapa do Mutirão de Avaliação aconteceram na semana passada, nos municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.
Durante esses dois dias, as pessoas que comparecerem ao HMA devem ser contempladas com as cirurgias ortopédicas, de colecistectomia, hernioplastia, histerectomia, perineoplastia, postectomia, de catarata e pterígio. Além de exames laboratoriais, também estão sendo disponibilizados exames de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma para agilizar o diagnóstico, até confirmar o agendamento da cirurgia.
Beneficiada
A assistente administrativo, Magaly Braz, de 60 anos, ficou sabendo da Maratona de Cirurgias por meio das redes sociais. Ela aguarda pela cirurgia de catarata há mais de um ano e conseguiu agendar o procedimento cirúrgico.
“Estou correndo para agendar a minha cirurgia há mais de um ano. Fiz alguns exames, mas não consegui dar continuidade ao processo, porque eles são muito caros. Ontem fiquei sabendo desse mutirão e vim. Graças a Deus estou saindo daqui com minha cirurgia agendada. Estou maravilhada com tudo que vi aqui, fiz meus exames, o pessoal sempre muito atencioso comigo. Estou muito feliz e agradecida!”, disse.
Já a diarista Marlene Albuquerque, de 48 anos, descobriu recentemente a necessidade de passar por procedimento cirúrgico de hérnia. “Estou saindo daqui hoje com minha cirurgia marcada. Ela será dia 4 de agosto e tenho fé em Deus que vai dar tudo certo!”, salientou.
Entusiasmada com a possibilidade de sair da fila de espera por uma cirurgia de histerectomia, a moradora do conjunto Eustáquio Gomes, Margareth Freitas, de 51 anos, foi uma das primeiras a serem atendidas. “Estou aguardando minha cirurgia há três anos. São três anos nessa luta e conseguir marcar hoje”, comemorou.
Durante o Mutirão de Avaliação, a secretária executiva de Ações de Saúde da Sesau, Geonice Peixoto, destacou a humanização no atendimento e a agilidade no início das cirurgias no Sertão.
“Aqui no Hospital Metropolitano de Alagoas já deram entrada mais de 780 pessoas até o meio dia desta segunda. E Além disso, os municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema iniciaram as cirurgias das pessoas que passaram pela triagem semana passada. As pessoas estão sendo atendidas de uma forma humanizada e saindo daqui com suas cirurgias agendadas”, assegurou Geonice.
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
