Sesau inicia Mutirão de Avaliação para a Maratona de Cirurgias em Maceió
Ação ocorre até esta terça-feira (28), no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (27), mais uma etapa do Mutirão de Avaliação para a Maratona de Cirurgias. A ação está ocorrendo no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, em Maceió, e se estende até esta terça-feira (28), onde a população tem acesso a consultas e exames pré-cirúrgicos.
Criada pela Sesau, a Maratona de Cirurgias tem como objetivo zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, em decorrência da Pandemia da Covid-19, e vai contemplar alagoanos até novembro deste ano. A primeira e a segunda etapa do Mutirão de Avaliação aconteceram na semana passada, nos municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.
Durante esses dois dias, as pessoas que comparecerem ao HMA devem ser contempladas com as cirurgias ortopédicas, de colecistectomia, hernioplastia, histerectomia, perineoplastia, postectomia, de catarata e pterígio. Além de exames laboratoriais, também estão sendo disponibilizados exames de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma para agilizar o diagnóstico, até confirmar o agendamento da cirurgia.
Beneficiada
A assistente administrativo, Magaly Braz, de 60 anos, ficou sabendo da Maratona de Cirurgias por meio das redes sociais. Ela aguarda pela cirurgia de catarata há mais de um ano e conseguiu agendar o procedimento cirúrgico.
“Estou correndo para agendar a minha cirurgia há mais de um ano. Fiz alguns exames, mas não consegui dar continuidade ao processo, porque eles são muito caros. Ontem fiquei sabendo desse mutirão e vim. Graças a Deus estou saindo daqui com minha cirurgia agendada. Estou maravilhada com tudo que vi aqui, fiz meus exames, o pessoal sempre muito atencioso comigo. Estou muito feliz e agradecida!”, disse.
Já a diarista Marlene Albuquerque, de 48 anos, descobriu recentemente a necessidade de passar por procedimento cirúrgico de hérnia. “Estou saindo daqui hoje com minha cirurgia marcada. Ela será dia 4 de agosto e tenho fé em Deus que vai dar tudo certo!”, salientou.
Entusiasmada com a possibilidade de sair da fila de espera por uma cirurgia de histerectomia, a moradora do conjunto Eustáquio Gomes, Margareth Freitas, de 51 anos, foi uma das primeiras a serem atendidas. “Estou aguardando minha cirurgia há três anos. São três anos nessa luta e conseguir marcar hoje”, comemorou.
Durante o Mutirão de Avaliação, a secretária executiva de Ações de Saúde da Sesau, Geonice Peixoto, destacou a humanização no atendimento e a agilidade no início das cirurgias no Sertão.
“Aqui no Hospital Metropolitano de Alagoas já deram entrada mais de 780 pessoas até o meio dia desta segunda. E Além disso, os municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema iniciaram as cirurgias das pessoas que passaram pela triagem semana passada. As pessoas estão sendo atendidas de uma forma humanizada e saindo daqui com suas cirurgias agendadas”, assegurou Geonice.
Últimas notícias

Médica alagoana referência em emagrecimento saudável e morre aos 43 anos

Igreja Católica anuncia festa da padroeira de São Miguel dos Milagres

Museu Zezito Guedes amplia horário de visitação; confira a programação

Tardezinha Cultural tem programação voltada para o São João neste fim de semana

Lava-jato é autuado por despejo irregular de efluentes na Avenida Gustavo Paiva

Homem é morto com mais de 30 facadas e tem corpo jogado em barragem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
