Economia

Presidente da Abrasel diz que quase 80% dos bares e restaurantes alagoanos estão sem lucro desde a pandemia

Eutímio Brandão informou que o setor ainda não se recuperou completamente do período de lockdown, sendo principalmente afetado por empréstimos e inflação

Por 7Segundos com Tv Ponta Verde 08/07/2022 14h02 - Atualizado em 08/07/2022 16h04
Presidente da Abrasel diz que quase 80% dos bares e restaurantes alagoanos estão sem lucro desde a pandemia
Bares e restaurantes estão registrando resultados neutros ou prejuízos - Foto: Reprodução/ Abrasel

O presidente da seccional alagoana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL), Eutímio Brandão Júnior, disse que quase 80% das empresas do setor no estado estão sem obter lucro desde a pandemia.

De acordo com o presidente, as empresas precisaram solicitar empréstimos bancários durante a pandemia para possivelmente evitar falência e, apesar da ação ter ajudado a categoria durante o período de lockdown, as contas encareceram no pós-pandemia.

Ainda de acordo com Eutímio, oito a cada dez empresas estão a registrar resultados mensais neutros ou de prejuízos. Ao comentar o porquê disso, informou que as contas fixas dos bares e restaurantes escalaram por causa das contas referentes aos empréstimos tomados durante o período pandêmico.

“No pós-pandemia, a gente tem várias parcelas de empréstimos que não queríamos pegar, mas pegamos para não quebrar. Agora essa conta chegou, quem tinha um custo fixo passou a ser muito maior”, disse.

Marcus Batalha, dono de restaurante, disse que a inflação tem forte influência nos problemas registrados pelo setor, especialmente se tratando dos preços dos alimentos.

“O aumento da inflação vem achatando a nossa margem de lucros, com os aumentos dos insumos e tudo mais que aumentou bastante”, disse o empresário.

Devido a esses prejuízos, a Abrasel/AL ingressou com uma ação na justiça para fazer com que o estado e os municípios compensassem o setor, argumentando os danos registrados pelas empresas durante o período de lockdown.