Presidente da Abrasel diz que quase 80% dos bares e restaurantes alagoanos estão sem lucro desde a pandemia
Eutímio Brandão informou que o setor ainda não se recuperou completamente do período de lockdown, sendo principalmente afetado por empréstimos e inflação
O presidente da seccional alagoana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL), Eutímio Brandão Júnior, disse que quase 80% das empresas do setor no estado estão sem obter lucro desde a pandemia.
De acordo com o presidente, as empresas precisaram solicitar empréstimos bancários durante a pandemia para possivelmente evitar falência e, apesar da ação ter ajudado a categoria durante o período de lockdown, as contas encareceram no pós-pandemia.
Ainda de acordo com Eutímio, oito a cada dez empresas estão a registrar resultados mensais neutros ou de prejuízos. Ao comentar o porquê disso, informou que as contas fixas dos bares e restaurantes escalaram por causa das contas referentes aos empréstimos tomados durante o período pandêmico.
“No pós-pandemia, a gente tem várias parcelas de empréstimos que não queríamos pegar, mas pegamos para não quebrar. Agora essa conta chegou, quem tinha um custo fixo passou a ser muito maior”, disse.
Marcus Batalha, dono de restaurante, disse que a inflação tem forte influência nos problemas registrados pelo setor, especialmente se tratando dos preços dos alimentos.
“O aumento da inflação vem achatando a nossa margem de lucros, com os aumentos dos insumos e tudo mais que aumentou bastante”, disse o empresário.
Devido a esses prejuízos, a Abrasel/AL ingressou com uma ação na justiça para fazer com que o estado e os municípios compensassem o setor, argumentando os danos registrados pelas empresas durante o período de lockdown.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
