OAB/AL capacita profissionais do programa Ronda no Bairro
Vinte e cinco agentes de aproximação assistiram a palestras com temas voltados aos Direitos Humanos na prática da profissão

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) promoveu, nessa quarta-feira (13), uma capacitação para agentes do Programa Ronda no Bairro. O encontro havia sido definido após mediação da OAB/AL em denúncia de abordagem truculenta a um adolescente de 17 anos, no Centro de Maceió, em maio deste ano.
Na oportunidade, vinte e cinco agentes de proximidade do Ronda no Bairro conheceram um pouco mais sobre os princípios que devem ser respeitados na área de Direitos Humanos. A comissão levou ao evento exemplos de denúncias que a OAB/AL recebeu relacionadas à questão da abordagem nas ruas, fazendo uma ligação com a atuação dos integrantes do programa.
Quatro membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos participaram da iniciativa. Roberto Moura, Raísa Elias, Elenita Araújo e Daniela Lucena receberam, em nome da OAB/AL, a homenagem“Amigos do Ronda”, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados ao programa, que tem como principal proposta levar mais segurança à população alagoana.
“Nós falamos sobre a questão dos Direitos Humanos de uma maneira ampla, mas também voltada para a profissão dos agentes, as atividades que eles exercem no dia a dia. Tratamos, por exemplo, sobre a legalidade da abordagem e os parâmetros que precisam ser seguidos”, afirmou Daniela Lucena.
A advogada Elenita Araújo contou que a capacitação teve duas temáticas centrais: a Segurança Pública e os Direitos Humanos e os Grupos Vulneráveis à Luz dos Direitos Humanos.
“Nós procuramos alinhar a questão da prática deles com as denúncias que recebemos na Comissão. Focamos na segurança pública como um direito humano na Constituição Federal de 88. Abordei temas práticos, como o uso de algemas, casos de linchamentos e câmeras operacionais, alinhando as demandas que recebemos na comissão com as questões práticas do Ronda no Bairro”, pontuou.
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
