Mundo

Ivana Trump morreu após queda, dizem legistas

Primeira mulher de Trump foi achada morta perto da escadaria de seu apartamento

Por G1 16/07/2022 09h09
Ivana Trump morreu após queda, dizem legistas
Ivana Trump participa de evento de lançamento de uma nova dieta em 2018 em Nova York - Foto: Evan Agostini/Invision/AP

Ivana Trump, a primeira esposa do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e mãe de três de seus filhos, morreu por um trauma causado por uma queda, disse nesta sexta-feira (15) o Gabinete do Médico Legista-Chefe de Nova York (OCME, na sigla em inglês).

Ela faleceu aos 73 anos, na quarta-feira.

Já no dia da morte, o "New York Times" reportou que se investigava uma possível queda das escadas em seu apartamento em Manhattan. A informação foi confirmada dois dias depois.

"O médico legista determinou que a causa de sua morte foi um acidente causado por ferimentos de impacto contundente em seu torso. Tendo divulgado essa determinação, a OCME não comentará mais sobre a investigação", disse o Gabinete em comunicado.

Donald Trump anunciou a morte da ex-esposa no Truth Social, sua rede social. "Era uma mulher maravilhosa, linda e impressionante, que levou uma vida grandiosa e inspiradora", escreveu Trump, de 76 anos, em sua publicação. "Seu orgulho e alegria eram seus filhos, Donald Jr, Ivanka e Eric. Sentia tanto orgulhoso deles, como todos nós sentimos muito orgulho dela. Descanse em paz, Ivana!"

Ex-modelo e esquiadora


O ex-inquilino da Casa Branca enalteceu a vida "formidável" da ex-modelo e esquiadora de ascendência tcheca, com quem foi casado de 1977 a 1992.


O casal teve três filhos. O mais velho, Donald Jr, nasceu no mesmo ano em que se casaram. Depois, em 1981, nasceu Ivanka, seguida por Eric, em 1984.

"Nossa mãe era incrível: forte nos negócios, atleta de classe mundial, uma beleza radiante e uma mãe e amiga carinhosa", publicou Eric Trump em sua conta no Instagram. "Sua mãe, seus três filhos e dez netos sentiremos muitas saudades dela", acrescentou na mensagem.


Ao longo dos anos 1980, os Trump foram um dos casais de maior destaque em Nova York, e seu estilo de vida extravagante era um exemplo dos excessos da década.


Seu poder e fama cresceram à medida que o negócio imobiliário de Donald Trump disparou, no qual Ivana assumiu várias funções-chave.


Divórcio nos anos 1990


O rompimento do casal e o divórcio no começo dos anos 1990 ocuparam as páginas dos tabloides nova-iorquinos.


Segundo os boatos, o casamento se separou em parte pelo romance de Donald Trump com a atriz Marla Maples, com quem se casou em 1993 e teve uma filha chamada Tiffany.


O magnata americano se casou pela terceira vez com Melania Trump, em 2005, e tiveram um filho, Barron, de 16 anos.




Casada quatro vezes


Ivana, por sua vez, contraiu matrimônio quatro vezes ao longo da vida, uma antes de se casar com Trump e outras duas após a separação.


Após um tempo trabalhando nos negócios imobiliários com aquele que foi seu marido, Ivana Trump seguiu uma carreira empresarial de sucesso na moda, com joias e produtos de beleza.

A ex-modelo também escreveu vários livros. Em outubro de 2017, meses depois de Trump chegar à Casa Branca, Ivana Trump publicou "Raising Trump", livro em que relata ter ensinado aos filhos "o valor do dinheiro, a não mentir, nem enganar, nem roubar, e a respeitar os demais".